27/out

Maior festa de Sabará, Festival da Jabuticaba, retorna de forma presencial

Moradores, produtores e turistas comemoraram a novidade que foi anunciada esta semana pela Prefeitura de Sabará. A festa mais tradicional da histórica cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Festival de Jabuticaba, nesta 35ª edição, retomará com o público presencial e controlado nos finais de semana de 12 de novembro a 12 de dezembro. Além dele, o Festival da Banana, nos dias 6 e 7 de novembro, no Distrito de Ravena, também receberá os visitantes neste ano.

A jabuticaba, em Sabará, é chamada de ‘ouro negro’ e é considerada patrimônio imaterial do município. Devido à Pandemia do novo coronavírus, no ano passado, o Festival aconteceu totalmente online. Este é o evento mais aguardado do ano pelos produtores de derivados da fruta, rede hoteleira e restaurantes do município.

Segundo dados da secretaria municipal de Turismo, em anos anteriores à Pandemia, o evento gerava renda estimada em mais de R$ 5 milhões. Eram quatro dias de festival, realizado no Centro Histórico, com apresentações culturais para cerca de 130 mil pessoas que circulam no período.

Este ano, houve muitas mudanças para que o público pudesse retornar. O principal é que a entrada será controlada para que haja o distanciamento social. O turista terá que fazer a reserva de forma gratuita no site Sympla para apresentar o ingresso. A retirada dos ingressos começará a partir da semana que vem, quando a prefeitura divulgará amplamente, segundo o secretário de Cultura de Sabará, André Alves.

“Estes eventos são muito importantes para o calendário do município. Era nosso interesse que não passássemos dois anos sem realizá-los. Como a onda verde do Minas Consciente nos possibilita em realizar eventos com público em espaços abertos, nós conseguimos fazer versões menores do Festival da Jabuticaba e da Banana. São todos limitados com controle de público. Nós ampliamos o calendário do Festival da Jabuticaba em mais de um final de semana para diluir o público, até para a cidade não ficar super lotada”, pontuou André Alves sobre a necessidade de seguir todos os protocolos de biossegurança.

O Festival da Jabuticaba é uma festa que toda a cidade participa, mesmo de forma indireta. Mesmo fora do Centro Administrativo Hélio Geraldo de Aquino, onde ocorrerá o Festival, todos os demais restaurantes e bistrôs da cidade, estarão oferecendo pratos típicos feitos com a fruta. Entre os produtos oferecidos pelos pequenos produtores, está mudas da jabuticabeira, licor, geleia, sorvete, vinhos, molhos, doces entre outros.

Por Redação

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas