06/abr

Projeto de Danúbio Machado valoriza “Personalidade Amiga do Autista”

Na última terça-feira (06), durante a reunião plenária da Câmara Municipal de Nova Lima, o Projeto de Decreto Legislativo nº 444/2024, de autoria do vereador Danúbio Machado, foi aprovado por unanimidade

Esse projeto institui a concessão da Comenda de Mérito – Personalidade Amiga do Autista, uma homenagem a pessoas e entidades que se destacaram por suas contribuições significativas em benefício da comunidade autista do município.

A Comenda de Mérito leva o nome de Ana do Nascimento de Souza, uma figura marcante na história da cidade. Ana dedicou sua vida à causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Como educadora e mãe de dois filhos com deficiências, ela foi uma pioneira na luta por uma educação inclusiva e de qualidade para os portadores de TEA em Nova Lima.

“É uma forma de homenagear esta pessoa importante em nossa cidade”, afirmou o vereador Danúbio Machado. “Ana do Nascimento de Souza foi uma educadora exemplar, que dedicou anos de sua vida à causa dos portadores de deficiência. Seu trabalho foi reconhecido e hoje temos a Escola Municipal Ana Nascimento, especializada na educação de estudantes com deficiência, como parte de seu legado.”

A iniciativa do vereador Danúbio Machado está em sintonia com o Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de aumentar a conscientização sobre o TEA e proporcionar visibilidade à causa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que uma em cada 160 crianças no mundo tenha TEA. O diagnóstico precoce é fundamental para garantir o acesso a intervenções e serviços adequados. O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e/ou interação social, sendo um transtorno complexo que requer suporte e compreensão da sociedade.

Por Gisele Maia

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas