03/maio

“Mãos que cuidam”: conheça a iniciativa popular de ação social em Santa Rita

Nova Lima é conhecida por índices de desenvolvimento sempre positivos em educação, qualidade de vida e saúde. A imagem próspera do município, no entanto, contrasta com a realidade de um número crescente de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Em sua maioria, os integrantes vivem em áreas de ocupação ou fazem parte da parcela da população que viram sua renda diminuir consideravelmente com o aumento do desemprego e da inflação, decorrentes da retração econômica global durante a pandemia.

Com isso, vários nova-limenses têm se mobilizado na criação de grupos que promovem ações sociais, o que corrobora a imagem acolhedora que a cidade possui. Um deles é o “Mãos que cuidam”, organização sem fins lucrativos formado em 2015 por Adriana Braga, Michelle Santiago, Graziela Torres, Márcia Cristina e Maria da Conceição. Michelle, coordenadora da equipe que se reúne em Santa Rita, explica que o projeto surgiu a partir da iniciativa das amigas que somaram esforços para assistir às famílias carentes. “Cada uma das participantes já fazia trabalhos sociais individualmente ou em parceria em outros projetos. Com os problemas decorrentes das enchentes, começamos a trabalhar juntas”, diz.

A iniciativa ganhou a adesão dos moradores locais e passou a promover ações que atendem não somente a comunidade de Santa Rita, como também seu entorno, além de famílias de outros bairros e até mesmo de outras cidades em busca de ajuda.

Além de doações diversas, um dos trabalhos é o “Mesa Farta”, no qual os voluntários disponibilizam mantimentos e uma mesa de café da manhã às famílias assistidas. O projeto, além da distribuição de alimentos, também possibilita criar um ambiente de socialização e acolhimento a todos os envolvidos. A ação, que antes era realizada duas vezes por semana, por falta de recursos foi reprogramada para duas vezes ao mês.

Outro trabalho importante desenvolvido pela instituição é o apadrinhamento das crianças da comunidade, incluindo alguns alunos da Escola Municipal Dulce Santos Jones. O grupo também percorre a região fazendo visitas domiciliares, buscando dessa forma, listar as demandas e prover artigos como fraldas infantis e geriátricas, enxoval de bebê e outros itens. Além do amparo às famílias, o grupo também promove orientação de pessoas que estão em situação de rua e as encaminha para casas de passagem como o Pro- Reis, que atende somente homens, como também o ADRA, que recebe o público feminino.

Atualmente, são acompanhadas cerca de 100 famílias cadastradas que passaram por uma entrevista que busca conhecer profundamente a situação familiar e direcioná-las às ações necessárias.

Apesar de seis anos de atuação, a entidade não possui sede própria e as reuniões são realizadas na casa dos integrantes do grupo. Os recursos vêm da própria população que tem cada vez mais abraçado as iniciativas populares de ação social. No entanto, o grupo busca parcerias de empresas que possam ajudar a custear um local fixo, transporte, promover a regularização e o registro da instituição, além de prover a doação de equipamentos eletrônicos e também computadores.  “Nosso projeto futuro é ter uma sede própria onde possamos nos reunir, armazenar nossas doações e realizar eventos”, conta Michelle que tem aponta também objetivo de ofertar o aprendizado bilíngue. Nessa semana, ela destacou a visita da vereadora Viviane Matos, que se reuniu com as integrantes e prometeu intermediar a iniciativa e potenciais parceiros que possam garantir as ações propostas pelo grupo, além de dar visibilidade à causa.

Entidade busca doações para promover bazar

O grupo promove todos os meses um bazar beneficente em prol das famílias assistidas. No mês de maio, toda a renda será revertida para uma família que atualmente vive na ocupação Santa Rita. A iniciativa contará também com ações voltadas para o Dia das Mães, com oficinas de beleza. Para isso, a instituição solicita aos moradores de Nova Lima e região doações em roupas, calçados e acessórios, além de parcerias com profissionais de beleza para o evento. Os recolhimentos ou profissionais interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (31) 97511-1311.

Por Ana Carina

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas