15/maio

Minas participa de plano nacional de defesa agropecuária 2023/27

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) participou do lançamento do Plano Plurianual Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PPA-Suasa) em Brasília, que estabelece objetivos e metas para o setor nas esferas estadual e federal entre 2023 e 2027.

A defesa agropecuária tem sido um tema de grande importância no Brasil, país que é um grande produtor de alimentos. Com isso em mente, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) se uniu a outras instituições para participar do lançamento do Plano Plurianual Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PPA-Suasa) em Brasília. O plano estabelece objetivos e metas para o setor em nível federal e estadual entre 2023 e 2027.

O PPA Suasa é um planejamento integrado e articulado entre a União e os estados para ações de defesa agropecuária, e foi elaborado em forma de projeto piloto com a participação de órgãos de defesa agropecuária de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Paraná e Roraima. O diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes, destacou que a participação no projeto piloto veio em boa hora, pois é mais uma etapa da consolidação do Suasa nacional. Os estados participantes estão fazendo um laboratório para que todos os órgãos de defesa do país realizem seus orçamentos em consonância com as políticas públicas estabelecidas pelo governo federal, implementando novas atividades e interagindo com a União.

Com o lançamento do plano, a expectativa é uma melhoria na gestão por resultados e transparência das entregas. O PPA Suasa é estruturado em dimensões estratégica, tática e operacional, em que os órgãos estaduais trabalharão em áreas temáticas que compõem as atividades da defesa agropecuária. A participação do IMA no projeto piloto está alinhada ao planejamento estratégico da instituição, que busca executar políticas públicas de defesa agropecuária de forma responsável e inovadora, fortalecendo o agronegócio mineiro em benefício da sociedade.

Por Jorge Marques
Foto: IMA / Divulgação

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas