21/jan

Ministério Público e Polícia Militar se unem para proteção ambiental de Nova Lima

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) se reuniram para reforçar a parceria na proteção ambiental de Nova Lima, discutindo maneiras de fortalecer a proteção ambiental no município, como destinação de valores acordados em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) para melhorar a infraestruturação da Polícia Militar Ambiental (PMAM) e intensificação da fiscalização das empresas de mineração.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Comando de Policiamento de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) se reuniram para reforçar a parceria na proteção ambiental de Nova Lima.

O encontro, realizado nas dependências do MPMG, teve como objetivo discutir maneiras de fortalecer a proteção ambiental no município. Uma das propostas sugeridas pela promotora Cláudia Ignez foi a destinação de parcela dos valores acordados nos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrados pelo MPMG para melhorar a infraestruturação da Polícia Militar Ambiental (PMAM). Além disso, o chefe da Seção de Inteligência do Comando de Policiamento de Meio Ambiente, capitão Marcos Rodrigues dos Santos apresentou um projeto de estruturação logística do órgão, que será inscrito no Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Funemp).

Demonstrando preocupação com a prevenção de acidentes envolvendo a atividade minerária em Nova Lima, Cláudia Ignez solicitou à PMMG a intensificação da fiscalização acerca da regularidade das empresas de mineração sediadas no município: “O histórico de tragédias ambientais produzidas pela mineração exige que atuemos de forma preventiva, para que não ocorram novamente danos irreparáveis ao meio ambiente e à comunidade mineira, que confia no nosso trabalho”, expôs.

Também participaram da reunião o promotor de Justiça Marcus Valério Costa Cohen, os aspirantes Lilian dos Reis Borges e Joiner Oliveira Dornelas, do 3º Pelotão de Meio Ambiente de Minas Gerais, e a cabo Aline Rocha Lima, da Seção de Inteligência do Comando de Policiamento de Meio Ambiente (PMAM).

A parceria entre o MPMG e o PMMG tem como objetivo aumentar a cooperação entre os órgãos e prevenir acidentes envolvendo a atividade minerária em Nova Lima, tendo como base o histórico de tragédias ambientais produzidas pela mineração e evitar danos irreparáveis ao meio ambiente e à comunidade mineira.

Por Jorge Marques
Foto: Divulgação MPMG

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas