Moradores do distrito de Honório Bicalho, localizado na Região Nordeste de Nova Lima, estão preocupados com a mortandade de peixes no Rio das Velhas. Segundo relatos, há cerca de uma semana, os moradores começaram a perceber um grande número de peixes mortos na beira do rio, acompanhado de uma grande quantidade de barro com mal cheiro
A situação tem gerado preocupação entre os moradores da região, que afirmam nunca ter presenciado uma situação semelhante. Fotos e vídeos enviados por leitores do jornal Minas mostram os peixes mortos e a grande quantidade de barro ao leito do rio, o que tem causado grande impacto ambiental na região.
Um morador de 79 anos, que pesca no local desde criança, afirmou que nunca viu algo parecido, além de notar uma grande quantidade de urubus na região. O morador afirma ter descido para averiguar se era algum animal morto e se deparou com os peixes mortos na beira do rio. Outros moradores relatam que a situação só está ocorrendo na parte baixa do rio, após a comporta da represa da Copasa.
De acordo com outro morador, a soltura da água da represa pode estar trazendo muita lama para o rio, o que estaria acarretando a falta de oxigenação da água devido ao barro, matando os animais.
Diante da gravidade da situação, os moradores estão cobrando um posicionamento dos órgãos ambientais. A redação do Jornal Minas entrou em contato com a Copasa e a secretaria de Meio Ambiente de Nova Lima para obter informações sobre o assunto e aguarda um posicionamento das autoridades competentes. É importante ressaltar a necessidade de preservação ambiental e ações que evitem o impacto ambiental na região, garantindo a proteção da fauna e da flora local.
Por Gisele Maia
Foto: Reprodução
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário