Nem só verde, nem só concreto: o desafio político das moradias, do Morro do BNH e do déficit habitacional
Por Thiago Carvalho: Fui procurado por um morador do bairro Jardim América (BNH), em Nova Lima, que me aprese ...
Moradores da rua Tereza Moreira no bairro Chácara Bom Retiro, em Nova Lima, estão sem energia elétrica desde a tarde de quinta-feira (10). O problema, causado pela chuva, ainda não foi solucionado, apesar da presença de funcionários da CEMIG no local durante a madrugada de sexta-feira (11)
A falta de fornecimento de energia já gerou prejuízos, como a perda de alimentos nas geladeiras. Desesperados, os moradores relatam a ausência de comunicação e solução por parte da concessionária de energia, e nenhum funcionário da Prefeitura de Nova Lima ou da Defesa Civil Municipal esteve no local. Uma moradora, em vídeo falou sobre a situação, questionando as autoridades: “Você está sentindo o mesmo que eu? É um sentimento de revolta. Tem idoso, tem criança que chegou da escola no Dia das Crianças, e nada da energia.” No vídeo, é possível ver mães, crianças e famílias inteiras na rua, sob chuva, reivindicando o mínimo de dignidade do poder público.
Na madrugada deste sábado (11), debaixo de chuva, um grupo de moradores bloqueou a passagem de funcionários da CEMIG, que afirmaram estar apenas “cumprindo horário” sem resolver o problema. A Polícia Militar foi acionada para intervir e garantir a liberação da via. Uma moradora explicou que o transformador foi afetado pela queda de uma árvore durante a chuva e não foi consertado devido à falta de uma equipe especializada, seja da CEMIG ou da Prefeitura de Nova Lima. “O padrão de energia da minha casa caiu durante a madrugada. Já notifiquei a CEMIG e a Ouvidoria diversas vezes sobre a condição precária, mas até agora nada foi resolvido”, afirmou.
Os moradores denunciam a demora no restabelecimento do fornecimento e a falta de informação clara. “A CEMIG nos informou que o retorno seria em 12 horas, uma resposta completamente absurda, considerando que já se passaram 72 horas sem luz”, relatou outra moradora, visivelmente abalada pela situação.
“A gente sem luz aqui e Festa da Cerveja acontecendo lá em baixo. Lá foi resolvido rapidinho”, criticou um morador.
Até o momento, nem a CEMIG nem a Prefeitura de Nova Lima se manifestaram oficialmente sobre o ocorrido. O bairro segue sem energia e sem previsão de retorno até o fechamento desta reportagem.
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário