28/jan

Não haverá feriado de carnaval em Nova Lima em fevereiro – Saiba como será em outras cidades de Minas

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (28) sob a orientação da decisão do governo estadual de cancelar a data. As medidas visam evitar viagens e aglomerações em possíveis eventos.

Para evitar as multidões e os passeios durante o carnaval, tanto o estado de Minas Gerais quanto a cidade de Nova Lima não terão ponto facultativo durante o carnaval. Assim, segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17) serão dias úteis no mês de fevereiro.

Carnaval pelo estado

Governo de Minas Gerais decidiu por não conceder ponto facultativo nos dias do Carnaval de 2021. O anúncio foi divulgado no site da Agência Minas na manhã desta quinta-feira (28).

Algumas cidades da Região Metropolitana também informaram que não terá ponto facultativo. Em Contagem, nestes três dias haverá expediente normal. Já em Ribeirão das Neves e Betim, foi decretado ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. A prefeitura de em Belo Horizonte já havia definido no dia 14 de janeiro que o carnaval não seria ponto facultativo neste ano. Ainda não foi definida uma data para a festa que mais atrai turistas e movimenta a economia da capital mineira.

Em Ouro Preto, na Região Central do estado, o feriado está mantido. Mas, neste ano, o carnaval será diferente. A prefeitura busca patrocínio para que as escolas de samba, os blocos e os artistas locais realizem apenas atividades de forma virtual.

Feriado Religioso

A data do Carnaval é definida por meio do critério que é utilizado para determinar a data da Páscoa. Esse critério foi criado no século III em Roma. As autoridades da Igreja Católica estipularam que a data da Páscoa seria marcada no primeiro domingo que acontece após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera/outono. Em seguida, contam-se retroativamente sete domingos para se chegar ao Domingo de Carnaval.

Isso significa que, diferente dos demais feriados, o de Carnaval não tem um dia fixo, ao contrário, ele muda de acordo com o ano.

Por Redação Jornal Minas

Siga Jornal Minas nas redes sociais

Facebook Instagram Twitter Whatsapp 

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas