05/maio

Nossa Gente! Eric Camargo

Hoje, 5 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Líder Comunitário, e na coluna Nossa Gente! desta semana, destacaremos a trajetória de Eric Camargo, um líder comunitário que se dedica ao bem-estar coletivo

Um verdadeiro líder não se forma, mas se descobre em sua jornada de vida. Aos 18 anos, o jovem Eric Camargo deu início a sua vida profissional como estagiário na área de informática da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Nova Lima. O que seria apenas um degrau de uma carreira – que neste ano completou 21 anos no serviço público – despertou no jovem estudante de Informática a necessidade de trabalhar para a melhoria da sua comunidade. Morador do Bairro José de Almeida, Eric é hoje, aos 38 anos, uma referência de liderança na região e tem toda a sua vida profissional dedicada ao serviço público.
Casado com Daiana e pai de cinco filhos, Eric atualmente cursa Gestão Pública com o objetivo de aprimorar ainda mais a sua capacidade de contribuir com o coletivo, já que a vida pública é sua missão de vida.

O despertar para as necessidades locais

Eric Camargo persegue resultados em tudo o que faz e isso se reflete em sua trajetória. Os frutos do seu empenho em fazer a diferença na vida da comunidade, deram os primeiros sinais quando ainda atuava na área de informática. Com a chegada do projeto Telecentros.BR do governo Federal, Eric participou da instalação de 11 unidades de inclusão à informática em diversos bairros da cidade. A iniciativa, que ofertava cursos de capacitação e acesso às novas tecnologias, dobrou a sua capacidade atendimento, com 22 unidades instaladas pela cidade. E foi o contato com a área de inclusão tecnológica, que Eric despertou o desejo de trabalhar em prol do social. A sensibilidade para as necessidades da população aliada à vivência com esse público o levou a ampliar sua capacidade de intermediação além da informática. “Às vezes era uma questão urbana, de busca ou esclarecimento de informação do serviço público, balcão de emprego e eu atuava como interlocutor, às vezes, de algumas questões locais”, diz.

20 anos de liderança comunitária

As ações realizadas, enquanto ainda era instrutor de informática, chamaram a atenção e, assim, foi convidado a disputar, em 2017, a presidência da Associação de Moradores do bairro José de Almeida. A dedicação também possibilitou que ele tivesse apoio com uma mobilização de 900 pessoas. Dessa forma, ele conseguiu a maior votação até então, somando 425 votos e se tornando o mais jovem presidente da associação. Esse foi o momento em que Eric se tornou oficialmente um líder comunitário e passou a trabalhar em prol dos moradores. A nova etapa representou “uma enorme responsabilidade em liderar uma diretoria para buscar ações positivas para nosso bairro, pensando em todos”, conta.

Questionado sobre os maiores desafios enfrentados, Eric destacou a dificuldade em manter uma instituição como a sede da Associação. O espaço necessita de manutenção constante, recursos financeiros, material de limpeza e voluntários para atender, possibilitando que ele esteja sempre aberto aos associados.
Outro desafio, segundo ele, “é fazer os moradores entenderem a importância da participação em ações associativas aumentando o engajamento local e, assim, o senso de pertencimento propiciando um lugar harmonioso e que possibilite oportunidades de inclusão e de lazer a todos”.
Eric destaca como suas maiores conquistas à frente da associação, a criação da padaria comunitária e eventos como o Minas ao Luar. Além desses, outros projetos carregam a marca de sua dedicação, como os cursos de ballet e jiu-jitsu e a feira do bairro. Ele ressalta, no entanto, que as ações e o engajamento da população são igualmente motivo de comemoração. Desde buscar soluções para a poda de árvores até a cobertura de pontos de ônibus e a busca por doações para cestas básicas, ele conta que “tudo isso só foi possível porque estava voltado para as pessoas”. Eric orgulha-se de ter elevado o grau de participação e valorização das pessoas, tornando a região um lugar melhor para se viver.

Com uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público e à comunidade, Eric Camargo atualmente é assessor de relacionamento comunitário da prefeitura. Ele atua no atendimento às necessidades coletivas e promove a intermediação entre as lideranças locais e os órgãos públicos. Eric busca entender a realidade local e seus desafios, mantendo um relacionamento estreito com os líderes das associações de bairro e propondo soluções para as demandas apresentadas. Com sua atuação, Eric tem contribuído significativamente para o fortalecimento da participação e valorização dos nova-limenses.

Por Ana Carina
Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas