26/ago

Nova Lima aplica 100 mil doses de vacina contra Covid-19

A vacinação em Nova Lima segue em posição de destaque: nesta semana, a cidade superou a marca de 100 mil doses aplicadas de acordo com dados do portal LocalizaSUS. A Prefeitura já imunizou com a primeira dose o equivalente a 98% da população vacinável, ou seja, a partir de 18 anos. Realizando um comparativo, considerando a população total, a cidade vacinou 76% com a primeira dose, enquanto Minas Gerais já vacinou 55% e o Brasil 57%.

É importante ressaltar que os dados refletem não apenas moradores da cidade imunizados, mas também outros públicos que trabalham em Nova Lima, como profissionais de saúde e da indústria.

Esse sucesso da imunização no município é resultado de muitos esforços feitos em diferentes frentes para que os nova-limenses pudessem ser vacinados com agilidade.

Estratégias do município facilitam acesso à vacina

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Governo Municipal investe em estratégias para não apenas agilizar o serviço, como também contemplar toda a população que já pode ser imunizada.

Uma das ações tem sido os drive-thrus que, até o momento, contabilizam 21 já realizados. O município tem organizado a vacinação por carros focando em grupos prioritários e no avanço por faixas etárias, conforme a chegada de novas doses. O objetivo dessa estratégia é vacinar em um único dia o maior número de pessoas e evitar aglomerações nas unidades.

Além disso, no dia 20 de agosto, a Prefeitura realizou uma ação no Estádio Municipal Castor Cifuentes, para iniciar a imunização de pessoas de 18 e 19 anos. O atendimento também foi oferecido no Complexo de Saúde do Jardim Canadá e na Unidade Básica de Saúde de São Sebastião das Águas Claras (Macacos).

Repescagem, campanhas e busca ativa

Além disso, são realizadas ações de repescagem nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal, a fim de contemplar aquelas pessoas que fazem parte dos públicos já chamados e que, por algum motivo, ainda não foram imunizadas. Com isso, o Governo Municipal busca democratizar o acesso à vacina para todos os cidadãos que já podem recebê-la.

Outras duas estratégias usadas pelo município para fortalecer a vacinação têm sido a realização de campanhas de comunicação e incentivo e de busca ativa, por parte dos agentes comunitários de saúde (ACSs) das UBSs, para que as pessoas que já podem receber a segunda dose compareçam aos locais estabelecidos.

Por Redação
Foto: Divulgação/PMNL

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas