Sabará lança Plano Municipal pela Primeira Infância para promover desenvolvimento integral das crianças
Em uma iniciativa que busca fortalecer as bases do desenvolvimento infantil, representantes do Conselho Munici ...
Na última quinta-feira (6), o Governo Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) apresentaram, em um seminário on-line, o Diagnóstico Social de Nova Lima com foco na identificação do Trabalho Infantil. O estudo foi desenvolvido pela empresa Painel e é resultado de pesquisas de campo realizadas com 752 crianças e adolescentes do município, com idades entre 9 e 17 anos. O levantamento contou com a participação de integrantes da rede de atendimento à criança e adolescente que atuam junto à Prefeitura de Nova Lima, CMDCA, Conselho Tutelar, entre outros.
O resultado da pesquisa é a identificação de crianças e adolescentes em situações irregulares de trabalho, por tipo de atividade e incidência por território, o que permitirá a atuação futura da rede de atendimento de forma pontual no combate e erradicação do trabalho infantil no município. Assim, a partir dos dados trazidos nesse documento, será possível formular e executar políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes do município.
Principais dados apresentados
No estudo, foram entrevistadas, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2020, 752 crianças, com idades entre 9 e 17 anos. Com base na metodologia empregada, a pesquisa resultou em uma confiança de 95% e erro amostral de 3,5%.
Dos 752 entrevistados, 612 (81,4%) realizam alguma atividade e 140 (18,6%), não realizam nenhuma atividade de trabalho. Dos 612 entrevistados que realizam alguma atividade, 28,5% realizam em situação irregular, sendo que, desses, 60 (8%) estão em situação proibida pela legislação brasileira e os demais estão em situação irregular, mas em condições passíveis de regularização.
No panorama geral é possível observar ainda que 52,2% dos entrevistados realizam alguma atividade socializadora e 1,1% dos entrevistados estão em situação regular de trabalho.
Por Redação
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário