15/maio

Nova Lima apresenta diagnóstico com dados sobre o trabalho infantil na cidade

Na última quinta-feira (6), o Governo Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) apresentaram, em um seminário on-line, o Diagnóstico Social de Nova Lima com foco na identificação do Trabalho Infantil. O estudo foi desenvolvido pela empresa Painel e é resultado de pesquisas de campo realizadas com 752 crianças e adolescentes do município, com idades entre 9 e 17 anos. O levantamento contou com a participação de integrantes da rede de atendimento à criança e adolescente que atuam junto à Prefeitura de Nova Lima, CMDCA, Conselho Tutelar, entre outros.

O resultado da pesquisa é a identificação de crianças e adolescentes em situações irregulares de trabalho, por tipo de atividade e incidência por território, o que permitirá a atuação futura da rede de atendimento de forma pontual no combate e erradicação do trabalho infantil no município. Assim, a partir dos dados trazidos nesse documento, será possível formular e executar políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes do município.

Principais dados apresentados

No estudo, foram entrevistadas, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2020, 752 crianças, com idades entre 9 e 17 anos. Com base na metodologia empregada, a pesquisa resultou em uma confiança de 95% e erro amostral de 3,5%.

Dos 752 entrevistados, 612 (81,4%) realizam alguma atividade e 140 (18,6%), não realizam nenhuma atividade de trabalho. Dos 612 entrevistados que realizam alguma atividade, 28,5% realizam em situação irregular, sendo que, desses, 60 (8%) estão em situação proibida pela legislação brasileira e os demais estão em situação irregular, mas em condições passíveis de regularização.

No panorama geral é possível observar ainda que 52,2% dos entrevistados realizam alguma atividade socializadora e 1,1% dos entrevistados estão em situação regular de trabalho.

Por Redação

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

 

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas