01/dez

Nova Lima celebra Dia Nacional do Samba com grupos consagrados do Rio de Janeiro

A cidade de Nova Lima se prepara para uma celebração especial do Dia Nacional do Samba, marcada por um evento que vai unir música, cultura e reflexão. Sob um palco 360, a festividade contará com a presença de bandas locais e grupos consagrados do berço do samba, o Rio de Janeiro, proporcionando aos mineiros uma experiência cultural memorável

Neste fim de semana Nova Lima abraçará a riqueza cultural do gênero musical e promoverá a reflexão sobre sua importância na formação da identidade da cidade. Este evento é fruto de uma lei proposta pelo vereador Danúbio Machado e sancionada pelo prefeito João Marcelo Dieguez.

As atrações de peso diretamente do Rio de Janeiro são destaque no evento que ocorrerá no Espaço de Caminhada da AngloGold (Rua Amélia de Magalhães Pessoa, s/nº, Centro – próximo à Praça da Bíblia). No sábado, 2 de dezembro, a lendária Roda de Samba do Cacique de Ramos, berço da consagrada banda Fundo de Quintal, tomará o palco,  uma oportunidade de reviver as raízes do samba carioca. Já no dia seguinte, 3 de dezembro, será a vez do aclamado Grupo Arruda, com seus sucessos cativantes, incluindo o famoso “Pra matar preconceito eu renasci”.

Antes dos shows principais, a partir das 14 horas, uma grande roda de samba formada por talentosas bandas locais dará início às festividades. No sábado, o som envolvente de E Samba Sô, Samba do Mamem e Soberanas agitará a plateia. No domingo, Samba dus Karas, Alô Samba e Sambuteko tomarão o palco, prometendo ritmos vibrantes e contagiantes.

O Dia Nacional do Samba, agora celebrado como uma data municipal em 2 de dezembro, ganha destaque em Nova Lima em reconhecer e celebrar a influência do samba e do pagode na formação cultural da cidade.  Esta celebração vai além do entretenimento, buscando fomentar o conhecimento sobre a cultura negra. Ela encerra as atividades do FAN – Festival da Arte Negra, promovido pela Secretaria de Cultura, e visa estabelecer redes de contatos entre músicos, criando oportunidades para o segmento.

Por Jorge Marques
Foto: Divulgação Cacique de Ramos

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas