30/mar

Nova Lima e governo de Minas discutem modelo de licenciamento para implantação de parque industrial de carros elétricos

Nova Lima, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o governo do Estado de Minas Gerais estão trabalhando juntos para criar o modelo de licenciamento que será utilizado na implantação do parque industrial de carros elétricos da Bravo Motors Company, com investimentos de R$ 25 bilhões ao longo de dez anos. Enquanto isso, a empresa busca atrair investimentos e parceiros para o projeto

O projeto Colossus Cluster incluirá a produção de veículos, baterias e outros componentes para mobilidade elétrica, em entrevista ao Diário do Comércio, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, garante que caso as análises ambientais fiquem a cargo do município, o processo de licenciamento ocorrerá da maneira mais rápida possível e respeitando todas as legislações ambientais urbanísticas.

O modelo de licenciamento está sendo discutido pelas Secretarias de Política Urbana e Meio Ambiente do município e do Estado, devido à complexidade do projeto. Enquanto isso, a Bravo Motors Company busca parceiros e investimentos para tornar o projeto viável. Recentemente, a empresa anunciou uma parceria com a ABB, líder em tecnologias de eletrificação e automação, para desenvolver projetos com tecnologia de ponta para fabricantes de baterias e veículos elétricos, além de carregadores para descarbonização em cidades inteligentes.

Segundo o CEO da Bravo, Eduardo Javier Muñoz, a aliança com a ABB permitirá à empresa fazer parte do primeiro projeto Gigafactory da América Latina baseado em digitalização, com otimização da produção, gestão integrada e sustentabilidade. A ABB é líder global em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e está presente em mais de 85 mercados. Além disso, em junho do ano passado, a Bravo anunciou uma parceria com a Rockwell Automation para acelerar o projeto, fornecendo soluções tecnológicas para a transformação da indústria em uma fábrica inteligente.

O projeto Colossus Cluster representa um importante avanço para a mobilidade elétrica no Brasil e deve impulsionar o setor, que possui um mercado em pleno crescimento. Com parcerias estratégicas e investimentos robustos, a Bravo Motors Company espera tornar o projeto viável e iniciar suas operações em breve.

Por Jorge Marques com infomações do Diário do Comércio

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas