24/jul

Nova Lima ganha novo SAMU USA com UTI móvel

A partir de hoje, a cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, conta com um reforço essencial na área de atendimento médico emergencial. A USA (Unidade de Suporte Avançado) do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) entra em operação na cidade, proporcionando atendimento de UTI móvel e suporte avançado em casos de urgência e emergência. Com equipamentos modernos e uma equipe altamente capacitada, a nova ambulância estará pronta para atender com agilidade e eficiência casos complexos, contribuindo para salvar vidas

A base provisória dessa ambulância será na Rua do Ouro, próxima à Policlínica, facilitando o acesso em situações emergenciais. A USA é uma unidade de suporte avançado equipada com tecnologia de ponta e recursos essenciais para o atendimento em casos críticos. Dentre os equipamentos disponíveis estão monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, como trombolíticos para pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio e adrenalina utilizada em casos de PCR (Parada Cardiorrespiratória), além de todo o material necessário para imobilização, intubação e atendimento a vítimas de trauma, parturientes, grandes queimados e outras emergências médicas.

A equipe assistencial da USA é composta por médico emergencista, enfermeiro emergencista, condutor socorrista e um médico como referência técnica, garantindo um atendimento completo e altamente qualificado em qualquer situação de urgência.

Anteriormente, Nova Lima dependia do deslocamento de uma equipe da USA de outro município, o que muitas vezes resultava em demora no atendimento às vítimas de acidentes graves. Com a implantação da USA no próprio município, a resposta a essas situações críticas será significativamente mais ágil, aumentando as chances de sobrevida e recuperação dos pacientes.

Além da USA, a cidade já conta com uma base móvel do SAMU USB (Unidade de Suporte Básico), que atende casos de menor complexidade, sendo composta por técnicos de enfermagem. Essa base continuará operando para garantir a cobertura completa dos serviços de urgência e emergência na região.

Vale lembrar que o SAMU de Nova Lima é regulado pela Central de Regulação Médica de Urgências e Emergências de Belo Horizonte, assegurando uma assistência médica integrada e eficiente. Em situações de emergência, acione o SAMU através do número 192 para receber o auxílio necessário.

Por Gisele Maia

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas