Desabafo de viúvo de Cassiana revela falhas no atendimento do SUS em Nova Lima
Em um comovente desabafo, Emerson Gonçalves Dos Santos, viúvo de Cassiana Luiza Eliseu dos Santos, questio ...
Começou nesta segunda-feira (12) e vai até o dia 9 de julho, em todo o Brasil, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A imunização será feita em etapas e, na primeira, que vai do dia 12/4 a 10/5, serão vacinados trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres em pós-parto) e povos indígenas. O cronograma completo encontra-se ao final do texto.
Adultos devem levar o cartão de vacinas e documento com foto e crianças devem se apresentar junto com a caderneta de vacinas. Nesse primeiro momento, a vacinação acontecerá em todas as UBSs. Não é necessário realizar agendamento e o endereço e horário de funcionamento das UBSs do município estão disponíveis no novalima.mg.gov.br.
Considerando que a campanha acontece junto à vacinação contra a Covid-19, é fundamental que a população se atente para o intervalo entre as aplicações. Assim, caso tenha recebido a vacina contra Covid-19, é preciso aguardar um intervalo de 15 dias. Já aquelas pessoas que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, preferencialmente, devem receber primeiro essa vacina e agendar a vacinação contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.
De acordo com o secretário de Saúde, Diogo Ribeiro, é fundamental que os públicos prioritários procurem as UBSs para receberem a vacina, pois ela será importante durante o combate à pandemia. “A vacina da gripe não protege contra a Covid-19, mas será muito importante para que as pessoas não adoeçam e para que a semelhança de sintomas não cause lotação nas unidades de saúde, principalmente neste momento tão grave que estamos vivendo”, afirma.
Entenda o que é a influenza (gripe)
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.
Cronograma completo – vacinação contra a gripe (influenza)
Primeira etapa – 12/4 a 10/5
Segunda etapa – 11/5 a 11/6
Terceira etapa – 12/6 a 9/7
Por Redação
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário