Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...

A Prefeitura de Nova Lima dá um passo decisivo, no dia 11 de agosto, para a Revolução Tecnológica na Educação. Em evento de lançamento, será apresentado um pacote de soluções para superar a defasagem tecnológica na rede municipal de ensino. Dentre os investimentos, estão a aquisição de tablets e notebooks para estudantes e educadores, telas interativas para as salas de aula, além de outros serviços inéditos no município.
O programa conta com aporte financeiro de mais de R$ 50 milhões e inclui a entrega de 7 mil tablets de última geração para alunos do 1º período ao 9º ano. Cada estudante receberá ainda um chip móvel que garante acesso a 60 GB de internet anuais, capa e película protetoras, teclado bluetooth, Windows 10 e Pacote Office oficial instalado. A navegação dos estudantes na internet será monitorada pela equipe de tecnologia da informação da Secretaria Municipal de Educação, a fim de coibir o acesso a conteúdo impróprios ou que não se enquadrem na proposta pedagógica.
Serão contemplados também mil professores, supervisores e diretores que se enquadram nos critérios de prioridade. Esses servidores receberão um notebook, chip móvel que garante acesso 120 GB de internet anuais, roteador wi-fi que permite o compartilhamento do sinal com mais dez dispositivos simultâneos e um mouse wireless, bem como outras ferramentas que integram o Windows 10 e Office, indispensáveis para a planejamento diário das atividades pedagógicas.
De acordo com o prefeito João Marcelo Dieguez, democratizar a conectividade nas escolas e entre estudantes é prioridade da gestão. “Mais do que disponibilizar internet gratuita, contaremos com um sistema que capta o melhor sinal por região da cidade, com estabilidade e acesso móvel, inclusive em locais com dificuldades de conexão”, pontua. “Investir na melhoria das condições de trabalho dos profissionais e de estudo dos alunos são ações que contribuem, diretamente, para aumentar o aprendizado. Prezamos pelo cuidado com o hoje para que nossos cidadãos estejam preparados para os desafios do futuro”, complementa o prefeito.
O programa contempla ainda telas interativas para todas as escolas, acesso à plataforma Google Classroom, com login exclusivo para cada aluno, assim como jogos matemáticos e de raciocínio lógico. Para o secretário municipal de educação, Pedro Dornas, a proposta é tornar as aulas mais dinâmicas e enriquecedoras. “Por meio desses recursos, os educadores e estudantes poderão explorar toda sua criatividade, tornando o processo de aprendizagem cada vez mais atrativo. O programa é um marco histórico para a educação de Nova Lima”, comemora.
Por Gisele Maia
Foto: Ilustrativa
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário