10/ago

Nova Lima investe em equipamentos e conexão gratuita para mais de 8 mil estudantes e educadores

A Prefeitura de Nova Lima dá um passo decisivo, no dia 11 de agosto, para a Revolução Tecnológica na Educação. Em evento de lançamento, será apresentado um pacote de soluções para superar a defasagem tecnológica na rede municipal de ensino. Dentre os investimentos, estão a aquisição de tablets e notebooks para estudantes e educadores, telas interativas para as salas de aula, além de outros serviços inéditos no município.

O programa conta com aporte financeiro de mais de R$ 50 milhões e inclui a entrega de 7 mil tablets de última geração para alunos do 1º período ao 9º ano. Cada estudante receberá ainda um chip móvel que garante acesso a 60 GB de internet anuais, capa e película protetoras, teclado bluetooth, Windows 10 e Pacote Office oficial instalado. A navegação dos estudantes na internet será monitorada pela equipe de tecnologia da informação da Secretaria Municipal de Educação, a fim de coibir o acesso a conteúdo impróprios ou que não se enquadrem na proposta pedagógica.

Serão contemplados também mil professores, supervisores e diretores que se enquadram nos critérios de prioridade. Esses servidores receberão um notebook, chip móvel que garante acesso 120 GB de internet anuais, roteador wi-fi que permite o compartilhamento do sinal com mais dez dispositivos simultâneos e um mouse wireless, bem como outras ferramentas que integram o Windows 10 e Office, indispensáveis para a planejamento diário das atividades pedagógicas.

De acordo com o prefeito João Marcelo Dieguez, democratizar a conectividade nas escolas e entre estudantes é prioridade da gestão. “Mais do que disponibilizar internet gratuita, contaremos com um sistema que capta o melhor sinal por região da cidade, com estabilidade e acesso móvel, inclusive em locais com dificuldades de conexão”, pontua. “Investir na melhoria das condições de trabalho dos profissionais e de estudo dos alunos são ações que contribuem, diretamente, para aumentar o aprendizado. Prezamos pelo cuidado com o hoje para que nossos cidadãos estejam preparados para os desafios do futuro”, complementa o prefeito.

O programa contempla ainda telas interativas para todas as escolas, acesso à plataforma Google Classroom, com login exclusivo para cada aluno, assim como jogos matemáticos e de raciocínio lógico. Para o secretário municipal de educação, Pedro Dornas, a proposta é tornar as aulas mais dinâmicas e enriquecedoras. “Por meio desses recursos, os educadores e estudantes poderão explorar toda sua criatividade, tornando o processo de aprendizagem cada vez mais atrativo. O programa é um marco histórico para a educação de Nova Lima”, comemora.

Start da Revolução Tecnológica da Educação

  • Data: 11 de agosto (quinta-feira)
  • Horário: 19h
  • Local: Casa do Educador – Avenida Benedito Alves Nazareth, 412, Campo do Pires

Por Gisele Maia
Foto: Ilustrativa

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas