27/set

Nova Lima, Raposos e Rio Acima lideram redução de crimes violentos em Minas

Nova Lima, Raposos e Rio Acima, municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, têm muito a comemorar este ano. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, essa área geográfica conquistou o título de líder absoluto na redução de crimes violentos no estado, alcançando um feito notável. A queda impressionante de 49% nas ocorrências de crimes violentos e um declínio igualmente significativo de 25% nos homicídios, em apenas um ano, estão diretamente associados a uma inovação de segurança pública.

O Ciap, sigla para “Centro Integrado de Ações de Prevenção,” é um sistema de segurança inovador que utiliza mais de 400 câmeras de alta definição distribuídas estrategicamente em diversos bairros de Nova Lima. A eficácia desse sistema é potencializada pelo funcionamento contínuo de uma sala de monitoramento 24 horas. O sistema é operador pela Guarda Civil Municipal de Nova Lima (GCM).

O ponto de virada nesse processo ocorre quando o sistema inteligente detecta qualquer movimento suspeito nas áreas monitoradas. A partir dessa detecção, as equipes de segurança podem agir de maneira imediata, coordenando com precisão a resposta policial às ocorrências em andamento. Além disso, todas as imagens capturadas pelas câmeras ficam registradas e podem ser acessadas para auxiliar em investigações futuras conduzidas pela Polícia Civil, agilizando e facilitando o processo investigativo.

O resultado dessa revolução tecnológica na segurança pública é notável. A rápida identificação dos autores de crimes, juntamente com a dissuasão eficaz da prática criminosa nos locais onde as câmeras estão instaladas, é uma vitória significativa para os moradores dessas cidades e um exemplo a ser seguido por outras regiões do estado.

Não é de surpreender que o sucesso do Ciap tenha chamado a atenção de outros municípios e estados do Brasil sendo recentemente reconhecido pela ANCITI – Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnologias e Inovadoras como cidade inteligente do futuro.

Por Gisele Maia
Foto: PMNL

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas