03/abr

Nova Lima testa dispositivo que reduz entupimento de bueiros e combate pragas

A Prefeitura de Nova Lima iniciou testes com um dispositivo desenvolvido para evitar o entupimento de bueiros e auxiliar no controle de pragas urbanas. Batizada de Válvula Moynes, a invenção foi instalada em 60 bocas de lobo da avenida José Bernardo de Barros, uma das principais vias da cidade

O equipamento, criado pelo pesquisador e morador da cidade, Sérgio Nestor, impede a entrada de detritos nos bueiros por meio de uma portinhola que se abre apenas para a passagem da água da chuva. Com isso, resíduos ficam retidos e podem ser removidos antes de comprometer o sistema de drenagem. Além da contenção de lixo, a tecnologia busca minimizar odores e reduzir a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O desenvolvimento da válvula começou em 2008, com o pedido de patente sendo feito em 2014 e concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) em 2018. Desde então, o equipamento passou a ser produzido e comercializado, sendo adotado por condomínios em Nova Lima e testado por prefeituras da região metropolitana, incluindo Belo Horizonte.

Com um investimento de R$ 52.965,00, o experimento poderá se estender a outras áreas da cidade, que conta com pouco mais de 100 mil habitantes. A prefeitura ressalta que a adoção em larga escala do dispositivo pode representar uma importante medida preventiva contra os transtornos causados pelo acúmulo de resíduos e as frequentes obstruções das bocas de lobo, sobretudo durante o período das chuvas.

Por Jorge Marques

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas