23/nov

Novo talento do futebol é descoberto em Juiz de Fora, através do projeto “Semear Esportes 3”

Com atuação em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, o projeto “Semear Esportes 3”, atende 270 alunos de sete a 16 anos, sendo 85 meninas e 185 meninos. O programa busca aprimorar habilidades esportivas e promover hábitos saudáveis para os alunos, além de oferecer aulas de futsal, tendo como compromisso o desenvolvimento integral dos beneficiados.

O projeto “Sementinhas do Esporte 2”, além de Juiz de Fora, acontece nos municípios Mineiros de Caeté, Carandaí, Contagem, Itaguaí, Nova Lima, Paraíba do Sul, Raposos, Sabará, Santa Barbará e São João de Meriti -RJ. 

Ele tem por objetivo impactar positivamente as comunidades onde está inserido, e em Juiz de Fora não é diferente. Com início em julho deste ano, o projeto descobriu um talento da cidade de Juiz de Fora, no Bairro Igrejinha.

O parceiro executor do projeto é o Instituto Mais Ação, com cinco anos de existência é uma organização não-governamental, com   sede em Belo Horizonte (MG) e já beneficiou mais de três mil jovens de forma gratuita ao longo dos anos. 

Esporte de qualidade

Através do projeto, os alunos recebem uniforme (camisa, bermuda e meião), que dão conforto durante as atividades, além de divulgar as instituições que viabilizam a iniciativa. As aulas são ministradas por profissionais de educação física que utilizam materiais esportivos novos, como bolas, cones e etc. O projeto oferece também festivais esportivos, amistosos e aulas de inglês online. 

“Nosso projeto tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma experiência esportiva positiva e transformadora, e buscamos oferecer uma estrutura para isso. Desde o início tivemos total apoio da comunidade local, e isso facilita bastante. A iniciativa conta com o patrocínio da MRS Logística, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Esportes. É uma alegria para nós receber a oportunidade de implantar o Sementinhas em novos municípios e estamos confiantes no sucesso”, destacou Alexandre Seixas, gerente do projeto.

Em outubro aconteceram os lançamentos nos municípios de atuação do Instituto. Os eventos deram oportunidade dos beneficiados e familiares conhecerem um pouco mais sobre o projeto e seus objetivos. Em Juiz de Fora, os Jogos da Inspiração tiveram início nos dias 21\10, o festival de futsal foi realizado na quadra da prefeitura, localizada na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek e contou com a participação de pais, alunos e profissionais da educação. 

Sabemos que o esporte é muito mais do que uma simples atividade física; ele é uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na vida das pessoas e nas comunidades. O Instituto Mais Ação compreende e abraça esse poder transformador, reconhecendo que o esporte vai além das quadras e campos, influenciando positivamente a vida de crianças, jovens e seu familiares.

Para a mãe do aluno Rafael Aleixo, Geisla Carolina, com pouco mais de um ano em que o filho está no projeto Semear Esportes, a vida de toda sua família mudou. “O projeto chegou em Igrejinha, através da Escola Municipal Padre Wilson. Tenho três filhos e todos eles participam do projeto, porém, descobrimos um talento do meu filho mais novo, o Rafael Aleixo, no início não sabíamos que ele tinha esse dom de jogar, mas foi graças ao projeto “Semear Esportes3” que hoje nossa vida mudou”, disse.  

Em um desses jogos o aluno se destacou, até que algumas escolinhas particulares da cidade começaram a chamá-lo para disputar campeonatos, como a importante Copa Zico. O aluno já disputou campeonatos no Rio de Janeiro, onde surgiu a oportunidade de fazer o teste no Clube Atlético Mineiro, na categoria Sub8, a qual foi aprovado.

Vendo que o filho realmente tinha talento para o futebol e pensando no futuro do pequeno Rafael, e da sua família, Geisla resolveu se mudar com os filhos e seu marido Vicente de Paulo, para Vespasiano, cidade do Galo. “Será um desafio muito grande, estou indo para Vespasiano com as crianças e meu marido vai em janeiro. Eu ainda não posso trabalhar, vou para ficar por conta deles, mas tudo é para que o sonho do nosso pequeno Rafael possa ser realizado e também para que ele venha a se desenvolver cada vez mais nos treinos e no entrosamento com os amigos”, contou emocionada. 

Segundo ela, no mês de outubro Rafael teve a sua primeira convocação para disputar a PQCUPBRASIL e toda essa mudança em menos de um ano foi graças a oportunidade que o seu filho teve no futebol, através do projeto “Semear Esportes 3”, do Instituto Mais Ação.

Para Gilberto professor do projeto, poder trabalhar com essas crianças e adolescentes e poder contribuir para que elas tenham um futuro promissor, vai muito além de trabalho, é ajudar a realizar sonhos. “Trabalhamos para que a redução das desigualdades possa acontecer, e que esses jovens tenham um futuro promissor e que eles possam contribuir positivamente para suas comunidades e sociedade em que estão inseridas”, afirmou entusiasmado.

Sobre o Instituto Mais Ação

O Instituto Mais Ação é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Criado em maio de 2018 por um grupo de amigos motivados pelo poder transformador do esporte, sua meta é promover a integração e a inclusão social, facilitando a convivência e o vínculo entre crianças e adolescentes através de atividades esportivas e educacionais. Além de incentivar o esporte desde as primeiras etapas até o alto rendimento, formando campeões dentro e fora das quadras. Atualmente, o Mais Ação executa os projetos Mais Ação Olímpico, Mais Ação Voleibol, Semear Esportes e Sementinhas do Esporte, todos gratuitos.

Sobre a Lei de Incentivo ao Esporte

A Lei nº 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) –, como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos. Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social.

Por Geize Pires
Foto: Divulgação/Instituto Mais Ação

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas