15/mar

O incêndio atinge patrimônio histórico do século 18 em Itabirito

Na noite de domingo (14) o antigo Quartel da Polícia Militar, foi atingido por um incêndio, o imóvel fica localizado no bairro de Boa Viagem, região histórica de Itabirito.

Segundo informações, o primeiro foco de incêndio começou por volta das 21h e destruiu móveis de escritório e documentos. O local era usado como arquivo morto pela Polícia Militar.

Com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Itabirito, a 1ª Ala Operacional da Brigada Municipal de Itabirito foi responsável pelo combate ao incêndio, e após 2 horas conseguiu controlar o incêndio sem atingir a estrutura principal. Todos os focos de incêndio foram extintos e a energia foi desligada.

Porém, na madrugada desta segunda-feira (15) por volta das 2h30 o prédio começou a pegar fogo novamente, mais uma vez foi combatido pelas autoridades locais.

A possibilidade de incêndio criminoso não pode ser descartada. No entanto, testemunhas afirmaram que ninguém estava perto do local e ainda havia uma conexão elétrica exposta no exterior do edifício.

A Casa de Câmara e Cadeia de Itabirito foi construída entre os séculos 18 e 19 e era uma intuição pública comum na época. O edifício faz parte do período imperial onde foram instalados os órgãos da administração pública municipal. Abrigava em geral a Câmara Municipal e os órgãos a ela vinculados, como, o Juiz de Fora, o Presidente da Câmara, o Ministério Público, o Juiz de Direito e o Tribunal, A Guarda Policial (denominada “milícia” ) e a Cadeia Pública.

Anúncio

Em Itabirito o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal e já abrigou a prefeitura, segundo os moradores hoje está abandonado pelo governo. Até o encerramento da matéria, a prefeitura de Itabirito ainda não se pronunciou sobre o caso.

Veja o o vídeo do incêndio a baixo:

Por Redação Jornal Minas

Siga Jornal Minas nas redes sociais

Facebook Instagram Twitter Whatsapp 

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas