Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...
A Prefeitura de Nova Lima divulgou nesta quarta-feira (14), a lista com o nome dos beneficiários que receberão o auxílio emergencial municipal, além do cronograma com a data de entrega dos cartões em que o benefício será depositado. A entrega começará no dia 28 e vai até o dia 30 de abril, das 9h às 16h, e os locais de retirada serão informados em breve. A lista e o cronograma completo, bem como o endereço e os contatos dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para tirar dúvidas, podem ser conferidos através do link, clique aqui.
O auxílio emergencial municipal será pago em seis parcelas de R$ 400,00, a até 3 mil famílias e indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade e atendam aos critérios estabelecidos, como serem cadastradas no CadÚnico, do governo federal, terem renda per capita igual ou menor a meio salário mínimo, além de não serem atendidos pelo Programa Vida Nova. Caso a família atenda aos critérios e ainda não esteja incluída no CadÚnico, deverá procurar o Cras de sua região, que avaliará a possibilidade de inclusão do beneficiário.
O recurso será distribuído por meio de um cartão corporativo sem taxas bancárias e poderá ser utilizado para compras em estabelecimentos da rede credenciada da cidade que vendem itens essenciais. A lista com os estabelecimentos será divulgada posteriormente. Com esse formato, mais de R$ 7 milhões serão injetados na economia local.
Orientações para a retirada do cartão
O cartão só poderá ser retirado pelo responsável familiar no Cadastro Único e não será entregue a outras pessoas da família ou a terceiros. Isso se deve à obrigatoriedade de assinatura do responsável familiar conforme legislação do CadÚnico. O beneficiário deverá apresentar documento com foto (identidade, CTPS ou Carteira Nacional de Habilitação) para a retirada.
Como denunciar pessoas que não atendam aos critérios
A publicação da lista com nome dos beneficiários é feita com antecedência e vasta publicidade justamente para que haja transparência e, caso a população perceba algum beneficiário que, a princípio, pareça fora dos critérios, poderá acionar a Ouvidoria Geral do Município para repassar o nome. Todos os casos reportados serão averiguados, já que a distribuição do cartão só se inicia no dia 28 de abril, o que garante o prazo necessário para que sejam feitas as análises, e, caso encontrada alguma incoerência, seja prontamente corrigida.
Os contatos da Ouvidoria Geral do Município são:
Nota da Prefeitura de Nova Lima
“A Prefeitura de Nova Lima informa que, a respeito da lista de beneficiários do auxílio emergencial municipal, divulgada ontem (14/4), no site oficial, a publicação dos nomes é feita com antecedência e com vasta publicidade justamente para que haja transparência e, caso a população perceba algum beneficiário que, a princípio, pareça fora dos critérios, poderá acionar a Ouvidoria Geral do Município para repassar o nome. Todos os casos reportados serão averiguados, já que a distribuição do cartão só se inicia no dia 28 de abril, o que garante o prazo necessário para que sejam feitas as análises, e, caso encontrada alguma incoerência, será prontamente corrigida. É importante reforçar que os beneficiários vêm da base do CadÚnico, do governo federal, e a composição familiar, ou seja, a quantidade de membros da mesma família, é um dos critérios estabelecidos para que a pessoa tenha direito ao benefício, além de ter renda per capita igual ou menor a meio salário mínimo e não ser atendido pelo Programa Vida Nova. O Governo Municipal reitera o compromisso com a transparência e a legislação, estando sempre aberto ao diálogo com a população.”
Por Redação
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Comentários
Boa noite, realmente eu também achei extremamente injusto os beneficiários do vida nova receberem apenas 110;00 enquanto outra parte d população irá receber 400;00… Sendo que o público do vida nova representa a população de extrema pobreza.,. estando desempregados tmb.
Em um país onde os preços de absolutamente tudo é altíssimo, e nos supermercados os preços dos alimentos básicos são um absurdo, realmente fico muito difícil entender a lógica de beneficiários do vida nova não poder receber o auxílio de 400;00.