16/set

Paróquia Santa Efigênia celebra sua padroeira com novena e barraquinhas

O mês de setembro traz consigo uma atmosfera especial para os moradores do bairro Cristais, em Nova Lima. É a época da Festa de Santa Efigênia, que une a comunidade em nove dias de devoção, culminando na festa em honra à santa no dia 21

No entanto, este ano, a comemoração ganha um toque de nostalgia e animação com a volta das barraquinhas, após quase uma década de ausência. Sucesso de público no último final de semana, o evento retorna na próxima sexta e terá como atrações Lúcio Lopes no dia 15, às 21h, Banda Trad+, no dia 16, às 21h e no dia 17, Banda Chukaká, às 11h e Banda Sórzenha, às 14h.

A novena começou no dia 12 e vai até dia 20 de setembro, sempre às 19h30.

No domingo, dia 17 de setembro, haverá a “Missa dos Pequeninos de Efigênia”, uma celebração especial para as crianças às 10h, seguida de uma divertida “rua do lazer”. O ato litúrgico é dedicado às crianças que os fiéis colocam como “afilhadas” de Santa Efigênia. Todos os anos, em um ato de fé, familiares levam as fotos das crianças que são exibidas em banners durante a festividade.
O ponto alto da festa é o dia 21, dedicado a Santa Efigênia, com uma missa festiva em sua honra também às 19h30. Um dos momentos mais esperados é a procissão com a carreta luminosa, que percorrerá as ruas do bairro Chácara dos Cristais e Cristais, acompanhada da banda da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus.

A paróquia, comandada pelo Padre Fernando Geraldo, possui nesse ano uma equipe de festeiros composta por 94 membros que se unem em prol da revitalização da pintura da igreja. De acordo com Tiago Tito, 1° Festeiro, são três objetivos que os organizadores pretendem alcançar com as ações desse ano. “Além de resgatar a tradição das barraquinhas, buscamos promover a cultura e a união comunitária em torno da igreja e também atrair um público jovem, muitas vezes afastado das práticas religiosas, oferecendo entretenimento aliado a mensagens bíblicas e de fé”, conta.

Para isso, a equipe se dedicou durante o ano a promover diversos eventos como as tardes de lazer com vários prêmios, baile dançante e uma excursão para Aparecida do Norte, que já conta com todas as passagens esgotadas.

Dessa forma, Tiago Tito enfatiza que as ações vão além de angariar recursos para as obras sociais da igreja, pois visam resgatar o interesse pelo rito litúrgico, principalmente junto aos mais jovens. “A volta das barraquinhas e a programação diversificada da Festa de Santa Efigênia representam não apenas um momento de devoção religiosa, mas também uma celebração cultural e comunitária que une a população em torno de tradições e objetivos sociais nobres”, declara.

Para acompanhar todas as novidades e informações sobre a Festa de Santa Efigênia, a Paróquia possui uma página no Instagram, @santaefigeniadenovalima, na qual compartilha detalhes da programação, fotos e mensagens relacionadas à festa.

Por Ana Carina
Foto: Redes Sociais

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas