24/abr

Polícia Civil prende estelionatário suspeito dar golpe de R$ 60 mil em Nova Lima

A Polícia Civil Minas Gerais, prendeu em flagrante, suspeito de aplicar golpe da falsa central de cartões de credito, nessa sexta-feira (23), no centro de Belo Horizonte.

Um estelionatário que atuava em cidades da região metropolitana, fez no dia 19 pelo menos duas vítimas na cidade de Nova Lima. O prejuízo causado às pessoas chega a 60 mil reais. Em Belo Horizonte, foram identificadas mais outras pessoas que caíram no esquema do golpista, a perda estimada chega a 30 mil reais.

Com conhecimento dos fatos, a polícia realizou investigações e localizou o suspeito no centro da capital. O homem, que é paulistano, foi encaminhado à Delegacia de Polícia (DEPLAN II), no bairro de Santa Teresa, em Belo Horizonte, acusado de crime de estelionato. Com o suspeito encontrou: Um crachá de instituição financeira, máquinas de cartão e dinheiro falsos.

O golpe

Segundo a Polícia os comparsas ligam para clientes de banco dizendo que seus cartões foram clonados. Passando pelos centrais telefônicas, eles fazem com que as vítimas informem a senha. Posteriormente, um golpista vai até a casa das vítimas, fazendo-se passar por funcionário da agência, pega os cartões “inutilizados” e faz saques, transferências e compras que causam prejuízos.

A recomendação para evitar este tipo de golpe é a seguinte: Nunca digite ou fale a senha dos seus cartões para terceiros, pois são confidenciais e são de uso exclusivo do titular do cartão. Em caso de dúvida, entre em contato com a instituição financeira de seu cartão.

O que fazer em caso de cair no golpe:

  • Bloqueie ou cancele imediatamente o seu cartão, pois isso evitará que mais compras sejam feitas com ele.
  • Fazer um boletim de ocorrência (BO) informando que o seu cartão foi clonado, pois isso te dará mais respaldo para estornar as compras.
  • Depois, faça um levantamento de quais são exatamente as transações que não foram feitas por você. Caso você reconheça o estabelecimento, o ideal é primeiro tentar a contestação com a loja. Se houver uma negativa, o próximo passo é acionar o banco.

Por Roberto Márcio

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