Ipatinga decreta estado de calamidade pública após temporal com dez mortes e destruição
A Prefeitura de Ipatinga, no Vale do Aço, declarou estado de calamidade pública nesta terça-feira (14) apó ...
A população de Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, vive em alerta durante os períodos chuvosos, devido ao risco de enchentes causadas pelo transbordamento do Rio das Velhas. Para melhorar o monitoramento e a segurança da comunidade, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) realizou melhorias na estrutura da régua de enchente localizada no pé da ponte sobre o rio, no trecho que corta o distrito
O equipamento, utilizado para medir o nível do rio, já foi alvo de vandalismo no passado, ficava em uma margem do rio onde visibilidade era restrita, mas agora conta com pintura nova e marcações nos pilares da ponte em cores chamativas, como o vermelho, para indicar os diferentes níveis críticos de elevação das águas. As melhorias também têm como objetivo facilitar a visualização à distância, especialmente durante a noite, quando as condições de visibilidade são reduzidas.
Com as intervenções, a Defesa Civil espera fortalecer a comunicação de riscos com a comunidade e agilizar as ações em situações de emergência. A iniciativa faz parte do conjunto de medidas preventivas adotadas pela Defesa Civil para o período chuvoso, que em Minas Gerais vai de outubro a março.
Coordenadoria Municipal de Defesa Civil
Telefone: (31) 3180-5879
Por Jorge Marques
Foto: Divulgação DCM
COMPDEC- Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil