06/set

Presidente da Câmara, Thiago Almeida, pauta pedido de cassação do vereador Danúbio

O presidente da Câmara de Nova Lima, Thiago Almeida, agiu com rapidez ao incluir na pauta da sessão plenária o pedido de cassação do vereador Danúbio Machado, apresentado pelo advogado Mariel Marra. O pedido foi fundamentado em denúncias de agressões, ameaças e violação de medidas protetivas contra sua ex-esposa. O jurista alega que as ações atribuídas a Danúbio Machado são incompatíveis com os valores da Câmara Municipal. Mariel Marra enfatiza a importância de que um representante parlamentar siga princípios e diretrizes de comportamento condizentes com sua função, especialmente quando ocupando cargos que envolvem direitos humanos

A casa estava cheia para acompanhar a leitura do pedido de cassação.  Nesta semana, várias mulheres se posicionaram sobre a denuncia contra o vereador Danúbio Machado em suas redes sociais, e a sociedade de Nova Lima aguarda com expectativa os desdobramentos deste caso, que poderá ter um forte impacto no cenário político da cidade. Almeida demonstrou coerência com os valores defendidos pela instituição e não hesitou em pautar o pedido de cassação do vereador Danúbio Machado. O pedido foi lido na plenária desta terça-feira (5), pelo secretário, o vereador Claudinho Valle.

Marra, por sua vez,  sustenta que um representante parlamentar deve ser um exemplo de comportamento, especialmente quando se trata de questões relacionadas aos direitos humanos. A Câmara Municipal de Nova Lima tem se destacado por suas iniciativas de combate à violência contra a mulher, como a recente campanha “Agosto Lilás”. Nesse contexto, as ações atribuídas ao vereador Danúbio Machado são consideradas inaceitáveis e contraproducentes aos esforços da instituição.

Diante desse quadro, o presidente Thiago Almeida tomou medidas imediatas, encaminhando a representação contra Danúbio Machado à procuradoria da Câmara. A procuradoria ficará encarregada de avaliar a existência de fatos que corroborem a quebra de decoro parlamentar e a incompatibilidade das ações do vereador com os princípios éticos que regem a atuação dos parlamentares.

Até o momento, não houve manifestações por parte dos demais vereadores em relação a este caso, mas a inclusão do pedido de cassação na pauta da sessão plenária demonstra a seriedade com que a Câmara Municipal de Nova Lima está tratando esse assunto.

Por Thiago Carvalho
Foto: Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas