22/maio

Projeto de Viviane Matos institui programa nutricional para crianças com dificuldades alimentares

A Câmara Municipal de Nova Lima aprovou no último dia 14, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) nº2407/24 de autoria da vereadora Viviane Matos, que institui o Programa de Terapia Nutricional para crianças e adolescentes com seletividade e dificuldades alimentares na Rede Municipal de Ensino. O objetivo do programa é garantir a saúde e o bem-estar dos alunos através de um acompanhamento profissional especializado

Matos prevê em seu projeto a atuação de uma equipe multiprofissional composta por nutricionista, enfermeiro, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Além disso, será oferecida orientação aos pais e familiares sobre como garantir uma nutrição adequada para as crianças. As escolas e creches da rede pública passarão a oferecer alimentação diferenciada e a cadastrar os alunos que necessitem de dietas específicas, com cardápios elaborados por nutricionistas.

A vereador e mãe, Viviane Matos, diz que a iniciativa surgiu devido à crescente demanda de crianças com dificuldades alimentares, que podem resultar em problemas de saúde como desnutrição, obesidade e distúrbios alimentares. A terapia nutricional visa ajudar essas crianças a superar suas dificuldades, desenvolvendo uma relação saudável com a comida. Através desse acompanhamento, elas aprenderão a identificar gatilhos alimentares, lidar com aversões e fazer escolhas alimentares saudáveis.

A aprovação deste projeto é um avanço para assegurar o direito à saúde e à alimentação adequada de todas as crianças da rede municipal de Nova Lima. Além disso, a medida promove a inclusão e o respeito à diversidade, elementos essenciais para um ambiente escolar saudável.

Viviane Matos destacou a importância de garantir a nutrição adequada para o desenvolvimento saudável das crianças e os benefícios da terapia nutricional, especialmente para aquelas que enfrentam desafios alimentares. A expectativa é que o programa entre em vigor no próximo ano letivo.

Agora o PL segue para sanção do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez.

Por Gisele Maia
Foto: Rede Sociais/Divulgação PMNL

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas