06/set

Recuperação do mercado de trabalho avança em Nova Lima e Itabirito

Aos poucos, a economia brasileira está se recuperando do impacto da pandemia do novo coronavírus, e um sinal dessa força são os dados de geração de empregos no país, Minas Gerais também trouxe bons números. Os dados são do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que registra também, as contratações feitas por meio das modalidades criadas na minirreforma trabalhista aprovada em 2017.

Recuperação mais acelerada em mais municípios mineiros

Nova Lima e Itabirito apresentam ritmos de recuperação diferentes no que se refere à geração de empregos em 2021. Segundo dados publicados pelo Ministério da Economia, em 2021 a diferença entre Admissões e Desligamentos em Nova Lima foi de 3311 novos empregos formais, enquanto em Itabirito o saldo foi negativo, registrando uma perda de 140 empregos formais.

Entre os 853 municípios mineiros analisados, 741 apresentaram mais admissões do que demissões, 13 apresentaram saldo zerado e 140 apresentaram mais demissões do que admissões. As tabelas abaixo apresentam os 10 melhores e os 10 piores resultados entre os municípios mineiros no período:

Minas apresenta bom resultado comparado aos demais

No ano de 2020 foi observado em Minas Gerais um saldo de 23.765 novas vagas de emprego formal. Esse resultado pode ser encarado como positivo dado o volume de movimentações totais entre admissões e demissões registrados no período. Já em 2021, considerando dados até julho o estado apresenta um ritmo de recuperação acentuado, assim como observado no país de uma forma geral, registrando a criação de 219.560 vagas de empregos formais.

Na comparação com outros Estados do País, Minas Gerais registrou o segundo melhor resultado nesse período, ficando atrás apenas de São Paulo. Confira o resultado de todos os Estados abaixo:

 

Os dados apontam para uma recuperação do mercado de trabalho formal no país. A diferença entre admitidos e desligados em todo o ano de 2020 foi de 76721 novas vagas, enquanto em 2021 considerando os dados publicados até julho o saldo atinge o valor de 1848304 novas vagas.

Se considerarmos apenas o recorte entre janeiro e julho de 2020, a comparação sinaliza uma recuperação ainda mais forte. Nos sete primeiros meses de 2020, o país registrou uma perda de 1163934 vagas de empregos formais, ou seja, nos períodos mais críticos da pandemia o volume de demissões foi muito mais do que o volume de admissões.

Desemprego ainda afeta muitos brasileiros

O IBGE informou no dia 31 de agosto que foi registrado um recuo na taxa de desemprego no 2º trimestre na comparação com a taxa registrada no 1º trimestre. Os valores respectivos de 14,1% e 14,7% indicam que o desemprego ainda atinge 14,4 milhões de brasileiros.

Por Wallace de Oliveira

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas