14/set

Setembro Amarelo

Setembro, um mês para refletir sobre a vida. Apesar de ser uma afirmação abstrata, devemos entender quais são os dados, os motivos concretos que levam tantas pessoas a desistirem de viver e como podemos ajuda-las.

O relatório Suicide Worldwide in 2019, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, revelou que naquele ano mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano. Em geral, no mundo, o número de mortes por suicídio caiu, mas, nas Américas, a taxa subiu 17%. Por isso, campanhas como o Setembro Amarelo são tão importantes.

De acordo com a ABP, a maioria dos suicídios está relacionada a distúrbios mentais. Cerca de 98% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Setembro Amarelo

Pelo oitavo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promove, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha Setembro Amarelo, cujo tema este ano é “Agir salva vidas”. A ação foi iniciada no Brasil em 2014 e visa a reduzir os índices de suicídio. A iniciativa se estende por todo o mês de setembro, tendo como data principal o último dia 10, quando se comemorou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Durante o mês são feitas diversas formas de conscientização sobre o tema, em que é enfatizada a necessidade do cuidado com a saúde mental e a importância de buscar ajuda quando for preciso. Existem muitos sinais que alertam para a possibilidade de tentativa de suicídio por parte de uma pessoa como, por exemplo, ficar mais recluso, falar muito sobre sumir, não ter mais esperança, mudar o comportamento repentinamente. É importante estar atento a estes sinais e recorrer a ajuda profissional.

Onde recorrer

  • CVV – Centro de Valorização da Vida
  • UBS – Unidade Básica de Saúde
  • CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
  • SAMU e UPAs – Em caso de emergência
  • Atenção psicológica e psiquiátrica

A prevenção do suicídio só é eficaz quando o problema é tratado com profissionais qualificados e uma rede de apoio eficiente. Além disso, é necessário que o paciente se comprometa com seu processo de cura e autoconhecimento.

É muito importante não espiritualizar doenças como depressão, ansiedade, entre outras, quanto mais cedo você procurar ajuda de alguém que se especializou no seu caso, maior será o cuidado com a sua própria vida.

Como contribuir 

Estude e converse sobre o assunto, use suas redes sociais e espaços de interação para trazer informações. Quanto mais a sociedade é educada, mais tabus são quebrados, maiores as chances de alguém que precisa de tratamento ser incentivado a procurá-lo.

Ouça e dê boas-vindas a quem precisa, mas encaminhe-os para assistência profissional.

Não misture suas crenças religiosas com doenças mentais.

Cuide e se importe.

“A ideia de morte não é a atitude onipotente do ser humano traçando seu destino, mas uma atitude desesperada de tentar destruir o drama emocional que ele não conseguiu superar.” – Augusto Cury, O futuro da humanidade.

Por Ávila Graziele

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas