07/jun

Sirenes de barragens da Vale em Nova Lima serão testadas nesta terça-feira

Sirenes das barragens B3/B4 (em nível 3 de emergência – iminência de rompimento), B6, B7 e Taquaras, da Mina Mar Azul, da mineradora Vale, em Nova Lima, serão testadas na manhã desta terça-feira (8).

No dia 16 de fevereiro de 2019, menos de um mês depois da tragédia de Brumadinho que matou 270 pessoas, cerca de 200 moradores do distrito de Macacos tiveram que deixar suas casas por causa do risco de rompimento da B3/B4.

A ação desta terça-feira tem o objetivo de coletar novos dados acústicos. Segundo a Vale, “o acionamento será com o som original das sirenes e, antes do toque, é emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste”.

A expectativa é que a sirene alcance São Sebastião das Águas Claras, Capela Velha, Parque do Engenho, Mata do Engenho, Canto dos Fechos, Jardim Amanda e os condomínios Pasárgada e Ecoville. Os moradores não irão participar da ação, que está prevista para as 9h.

Às 10h, o sistema de alerta das barragens das minas da Mutuca, Mar Azul, Tamanduá e da Mina de Águas Claras, em Nova Lima, será testado. “Dessa vez, o toque será de música instrumental, que pode ser ouvida na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas”, disse a Vale.

Os testes fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM).

Por Redação

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas