23/set

Sirenes vão tocar em Macacos: simulado de emergência treina moradores para caso de rompimento de barragem de Mineiração

Atividade atende ao Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração e avalia a eficiência de sirenes, rotas de fuga e pontos de encontro.

A Defesa Civil de Nova Lima, em conjunto com a Vale S.A., realizará nesta quarta-feira (24/9), às 10h, um exercício de simulação de emergência para as barragens 5-Mutuca (Mina da Mutuca), B6, B7, Taquaras (Mina Mar Azul) e Capão da Serra (Mina Tamanduá). Todas estão localizadas no distrito de São Sebastião das Águas Claras, em Nova Lima.

O simulado, de caráter anual e preventivo, faz parte das exigências do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), conforme previsto pela legislação vigente. Seu objetivo é medir o tempo de resposta da população inserida na Zona de Autossalvamento (ZAS) – definida como a área a até 10 km da barragem ou o trecho que seria atingido em 30 minutos após uma ruptura hipotética – e verificar a operacionalidade do sistema de alerta sonoro, bem como a efetividade das rotas de fuga e dos pontos de encontro.

Segundo comunicado da Vale, não houve qualquer alteração no nível de segurança das estruturas. O acionamento das sirenes será precedido por mensagem explicativa para evitar pânico. As informações coletadas durante o exercício subsidiarão relatórios de desempenho, visando ao aprimoramento contínuo dos protocolos de segurança e de comunicação de risco.

Por Jorge Marques

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas