20/jun

Temporada do Futebol Amador 2023 de Nova Lima começa em julho


A cidade de Nova Lima se prepara para dar início ao aguardado Campeonato de Futebol Amador de 2023. Após três anos marcados pela pandemia e competições realizadas de forma restritiva, a temporada deste ano promete trazer de volta grandes emoções e rivalidades acirradas nos gramados. Os torcedores e amantes do esporte poderão vibrar a partir de 16 de julho, com uma série de jogos totalizando 196 partidas em diversas categorias na cidade

O presidente da Liga Municipal de Desportos de Nova Lima, Leandro Oliveira, revela que uma das principais novidades “é o retorno da competição nos moldes de 2019, com acesso e rebaixamento em todas as divisões do Amador”. Além disso, ele conta que “pelo terceiro ano consecutivo, será realizado o Campeonato Feminino Amador” demonstrando o crescimento e a valorização do futebol feminino na região. Neste ano, os times serão divididos em três categorias principais: Série A1, Série A2 e Série B. A Série A1 conta com a participação de 18 clubes, enquanto que na Série A2 competem 12. Na Série B, são nove elencos disputando.

Na Série A2, haverá uma briga intensa pelo acesso, uma vez que as equipes Resplendor, Juventus, União e Terra Dourada não participarão da edição 2023 e serão automaticamente rebaixados. No Campeonato Amador Feminino, o número de associações participantes passou de três para cinco, consolidando o crescimento e a expansão das mulheres no desporto. Além disso, houve um aumento expressivo de agremiações nas categorias de base, com nove formações no Sub-15 e 8 no Sub-17. A categoria Master também surpreendeu com a participação de 14 times, evidenciando o interesse e o engajamento dos jogadores mais experientes. Leandro explica que “essa categoria agora possui um calendário mais extenso, incluindo uma competição realizada no início do ano por meio da Secretaria de Esportes e Lazer”.

Ao contrário das edições anteriores à pandemia, os jogos desse ano serão disputados em apenas quatro locais: Estádio Municipal Castor Cifuentes (Bonfim), Campo do Retiro (Retiro), Campo dos Aliados e Internacional (ambos em Honório Bicalho). O presidente da Liga conta que essa escolha foi feita levando em consideração a capacidade de receber o público e oferecer segurança e conforto aos espectadores, além de garantir a qualidade das partidas. “Foi realizada uma vistoria na qual constatamos que a maioria dos espaços está sem condições para utilização, alguns não têm água e muito menos vestiários adequados”, conta.

Além dos nova-limenses de todas as regiões da cidade, a competição é famosa por atrair a participação de atletas que tiveram passagem pelo futebol profissional. Prevista para encerramento no dia 3 de julho, a lista de jogadores confirmados ainda não foi fechada e a expectativa é grande para cruzar com ídolos do Villa Nova e outros clubes famosos, repetindo o sucesso dos anos anteriores.

Ao longo da temporada, haverá premiações para os jogadores, times e artilheiros que se destacam. As honrarias oferecidas incluem troféus e medalhas para as equipes campeãs e vice-campeãs, além de reconhecimento individual para o artilheiro e o goleiro menos vazado.

A divulgação dos resultados, tabelas de jogos e outras informações relevantes para os participantes e o público em geral será feita por meio das redes sociais da Liga, do site oficial e do programa ao vivo Banqueta Esporte, que acontece todas as segundas-feiras.

A Liga de Futebol Amador de Nova Lima tem como principal parceira a Prefeitura Municipal, que viabiliza todas as ações da entidade por meio de repasse de subvenção social. Além disso, outros patrocínios e parcerias podem ser confirmados posteriormente, confiantes para o sucesso e a realização dos jogos.

Leandro ainda ressalta que para obter mais informações sobre a Liga e a temporada de futebol amador em Nova Lima, os interessados podem acompanhar as redes sociais da entidade, como Instagram e Facebook, além de contar com o atendimento presencial, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Nesse período, ele explica que “é possível obter informações sobre os clubes filiados e demais assuntos relacionados ao futebol amador na região”.

Por Ana Carina Rodrigues
Foto: Will Gonçalves

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas