10/fev

Turistas criam ‘vaquinha’ para comprar pirâmide colocada à venda em São Tomé das Letras

Turistas se uniram nas redes sociais e criaram uma “vaquinha” para comprar a pirâmide de São Tomé das Letras (MG). A iniciativa começou após a divulgação de que o imóvel que atrai visitantes de todo Brasil está à venda por R$ 1,2 milhão. O espaço é um dos principais pontos turísticos da cidade e é tombado como patrimônio do município, mas fica dentro de uma área particular.

A iniciativa surgiu em uma página criada para a cidade nas redes sociais. O idealizador da ação publicou o link oficial em comentários feitos em uma foto sobre a venda do espaço. Enquanto isso, outros internautas fizeram comentários em apoio à vaquinha.

Pirâmide à venda

O anúncio da venda da pirâmide foi feita por meio de um vídeo publicado pela imobiliária em um aplicativo de mensagens. A divulgação causou revolta de moradores de São Tomé das Letras e também de todo Brasil. Uma manifestação foi feita na cidade na quinta-feira (4).

A pirâmide é tombada como Patrimônio Paisagístico da cidade, mas está em uma área particular dentro do parque, que tem 111 hectares e é de propriedade do município.

Caso alguém compre a pirâmide, projetos particulares de exploração ainda terão que ser submetidos ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Artístico de São Tomé das Letras. Atualmente existem duas leis orgânicas no município que preservam os pontos turísticos. Hoje o acesso à pirâmide é irrestrito.

Moradores de São Tomé das Letras (MG) e turistas realizaram manifestação contra venda da pirâmide — Foto: Erlei Peixoto/EPTV

O que diz a prefeitura

Em 2018, a prefeitura tentou uma negociação para adquirir a pirâmide definitivamente, mas a tratativa fracassou. Em nova divulgada nas redes sociais, o prefeito de São Tomé das Letras (MDB), Tomé Reis Alvarenga, disse que a prefeitura tem tentado negociar com o proprietário a compra do imóvel pelo Poder Público há algum tempo.

O prefeito afirmou ainda que o dono possui escritura, mas que é de interesse do município adquiri-la. Além do interesse em comprar a pirâmide, outra opção da prefeitura seria desapropriar o local. Desapropriação é o procedimento de direito público pelo qual o Poder Público transfere para si a propriedade de terceiro, por razões de utilidade pública ou de interesse social, normalmente mediante o pagamento de indenização.

Por Redação Jornal Minas

Siga Jornal Minas nas redes sociais

Facebook Instagram Twitter Whatsapp 

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas