20/nov

Vale antecipa prazo e anuncia eliminação de barragem em Macacos para 2024

A mineradora Vale, anunciou  que a descaracterização da barragem B3/B4, localizada na Mina Mar Azul, no distrito de São Sebastião da Aguas Claras (Macacos), região Noroeste de em Nova Lima, será concluída no próximo ano, três anos antes do prazo inicialmente previsto. O avanço rápido na remoção de mais de 88% do material do reservatório foi possível graças ao eficiente desempenho de equipamentos operados remotamente e melhorias nas condições de drenagem interna

O desempenho eficaz dos equipamentos operados remotamente foi destacado pela mineradora como um dos principais fatores que contribuíram para a antecipação do prazo. Além disso, melhorias nas condições de drenagem interna do reservatório permitiram uma remoção do material mais rápida do que inicialmente planejado. A Vale ressalta que as lições aprendidas durante este processo serão aplicadas em todas as barragens em processo de descaracterização.

No mês de outubro, o avanço  na descaracterização resultou em melhorias na estabilidade da barragem, levando a Agência Nacional de Mineração a reduzir o nível de emergência de 2 para 1. Essa mudança representa um progresso considerável na segurança da região, especialmente para os moradores do distrito de Macacos, que tiveram que deixar suas casas em 2019 devido ao aumento do nível de emergência da estrutura.

A Vale destaca que a eliminação da barragem B3/B4 não apenas representa um marco na segurança da região, mas também marca o início do retorno à normalidade para as famílias afetadas. A empresa firmou em dezembro de 2022, um acordo no valor de R$ 500 milhões para ações de reparação no distrito de Macacos. O comprometimento da Vale em reparar de maneira definitiva os transtornos causados reforça sua responsabilidade social e ambiental.

A barragem B3/B4 é uma das 17 barragens a montante que estão programadas para serem eliminadas pela Vale. Das 30 estruturas inicialmente previstas, 13 já foram eliminadas, sendo 10 em Minas Gerais e três no Pará. O anúncio reforça o compromisso da mineradora em acelerar o processo de descaracterização, visando a segurança das comunidades e a sustentabilidade ambiental.

Por Jorge Marques
Foto: Vale/Divulgação

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas