15/abr

Vale restaura fachadas de edificações em Nova Lima

Quem passa pelo centro de Nova Lima, cidade da região  metropolitana de Belo Horizonte (MG) se depara com alguma edificação em obra ou com uma fachada colorida e totalmente restaurada. É que o  eixo comercial da cidade, que compreende o Bicame e as ruas Domingos Rodrigues, Santa Cruz, Bias Fortes e Melo Viana – conhecido como Corredor Art Déco, por possuir um dos maiores conjuntos reunidos de arquitetura desse estilo – está passando por um programa de requalificação urbana.

Foto: Divulgação PMNL

O projeto teve início em outubro de 2020, com o restauro da primeira edificação que abriga seis lojas comerciais no coração da Rua Santa Cruz. Ao todo serão 100 fachadas restauradas. As obras estão em andamento, sendo que 38 residências já foram entregues. No momento 15 edificações estão passando pelo processo de restauração. O trabalho é bastante minucioso e toda a pintura é escolhida com base nos pigmentos originais das fachadas. Além disso, dependendo do estado de conservação da edificação, o trabalho envolve outros serviços e reparos gerais como recomposição de marquises, platibandas e detalhes da arquitetura original.
O objetivo da revitalização é transformar o eixo Art Déco em mais um atrativo turístico, resgatando e protegendo a história, além de valorizar a arquitetura tradicional do município, atraindo novos olhares e fomentando comércio, emprego e renda locais.
Investimento
O projeto, aportado pela Vale e com o apoio da Prefeitura, tem como executor das obras de restauro o Instituto de Desenvolvimento e Sustentabilidade Sócio Cultural (IDESSC) e o Departamento Municipal de Turismo.
Art Déco
O Art Déco é um movimento artístico europeu que chegou a Nova Lima na década de 1930 e influenciou a arquitetura de grande parte da sede da cidade. Mesmo que poucos saibam, no município se encontra o maior número reunido de construções Art Déco da América latina. Os dois maiores exemplos dessas construções são o Teatro Municipal e o Colégio Santa Maria Minas – antigo Liceu.
Fachadas dos imóveis que fazem parte do projeto têm características do estilo arquitetônico Art Déco e estão localizados nas ruas: Domingos Rodrigues, Santa Cruz, Rua Bias Fortes, Rua Melo Viana, Benedito Valadares e suas intercessões.

Por Redação

O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas