10/jun

Vereadores mineiros se reúnem para discussão sobre projeto de conectividade nas escolas

Anúncio

O movimento Legisla Ativo, frente de vereadores de Minas Gerais, liderado pela vereadora de Nova Lima, Juliana Sales, realizou na manhã desta quinta-feira (10) a segunda reunião geral do grupo com a participação da deputada federal Tabata Amaral. O encontro virtual reuniu 30 vereadores do Legisla Ativo para discussão do projeto de conectividade. A convidada para o bate-papo, Tabata Amaral, é ativista pela educação e voluntária do movimento de renovação política  Acredito.

Para a vereadora Juliana Sales, idealizadora do Legisla Ativo, a educação remota em decorrência da pandemia deixou ainda mais clara a importância de se discutir a falta de tecnologia nas escolas. Diante da urgência da discussão do tema, o movimento Legisla Ativo convidou a deputada federal Tabata Amaral para trazer suas experiências na área educacional.

A deputada abriu sua fala na reunião mencionando dados do Data Favela de novembro do ano passado que mostram que 55% dos alunos que residem em favelas não puderam estudar durante a pandemia. Além disso, Tabata destacou outro dado da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) do ano de 2019, o qual revela que entre alunos pobres, 73% têm acesso a internet enquanto o acesso de outras classes é de 99 a 100%. “A evasão das escolas e as oportunidades de acesso à educação se concentram entre negros, periféricos e alunos de escolas públicas.  Esses dados escancaram que a grande maioria não tem acesso à educação de qualidade”.

Tabata elogiou o movimento Legisla Ativo e afirmou que essa união mostra a força de parlamentares em prol da coletividade. Sobre a discussão da conectividade na educação, a deputada ressaltou que o tema deve ser prioridade independente do momento que vivemos: “Estamos avançando nessa discussão que é fundamental, vocês vereadores com esse projeto nos respectivos municípios e nós aqui no Congresso. Mas esse assunto não se esgota na pandemia. É uma luta que tem a ver com revolução tecnológica que está acontecendo e com esse sonho da escola que prepara o aluno para o futuro, para o mercado de trabalho”, afirmou a deputada.

PL da Conectividade

Durante a reunião, os vereadores presentes fizeram perguntas à deputada federal e tiveram oportunidade de compartilharem suas experiências sobre o PL da Conectividade em seus respectivos municípios. Juliana Sales foi uma das vereadoras que apresentou o PL que cria o Programa de Conectividade para as escolas públicas em Nova Lima. O projeto visa implementar um conjunto de políticas públicas para inserir a tecnologia e a conectividade na educação pública municipal. “Precisamos garantir uma educação mais conectada com a realidade e isso se faz com política pública voltada para a infraestrutura tecnológica, conectividade e inclusão digital”, destacou a vereadora.

O Legisla Ativo

O projeto inovador Legisla Ativo foi idealizado há 3 meses pela vereadora Juliana Sales (Cidadania-MG). A iniciativa reúne vereadores e vereadoras de Minas Gerais para integrarem e compartilharem boas práticas legislativas e fiscalizatórias em âmbito municipal. O Legisla Ativo também pretende ser um espaço para divisão de custos e esforços operacionais de mandato. Até o momento, 65 vereadores de 60 munícipios de Minas aderiram ao Legisla Ativo. Desde o lançamento, a frente de atuação coletiva protocolou de forma conjunta dois projetos de lei (PL) sendo um que proíbe a soltura de fogos de artifício com efeitos sonoros, e o outro que institui a Carteira de Identificação da pessoa com transtorno do espectro autista. Além dos projetos, o Legisla Ativo também propôs requerimentos em conjunto para solução de demandas locais dos municípios que aderiram.

Por Redação

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas