22/out

Vídeo denuncia irregularidades na Cedro Mineração em Nova Lima

Vídeos gravados na Mineradora Cedro, em Nova Lima, mostram os riscos que os funcionários estão correndo diariamente. Dinamites estariam sendo usadas bem perto de caminhões em uma barragem, que já teria vazamento.

O registro foi feito dentro da Cedro Mineradora por um ex-funcionário de uma empresa terceirizada membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) denuncia possíveis riscos aos empregados.

“Aqui é um caminhão de explosivo, veja bem ele gente, eles tão colocando explosivo alie que vai ter detonação na mina. Já fiz várias denúncias pro pessoal da Cedro, pessoal tá nem aí gente. Nó tamo vivendo aqui em perigo eminente, qualquer hora pode ter explosão aqui” [sic], segue o homem mostrando a área sem isolamento.

Em outro vídeo ele mostra uma poça d’água que seria formada por uma barragem que fica dentro da mineradora. “Se essa barragem romper, ela vai empurra esta máquina e estes três caminhões aqui pra dentro. […] Quero atentar vocês aí para este perigo que nós tão vivendo corriqueiramente com esta barragem vazando” [sic], Ronaldo, quem fez os registros das imagens.

Ronaldo diz que formalizou denuncia no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em 2020 a mineradora Cedro foi alvo de uma operação da delegacia de Crimes ambientais de combate a exploração ilegal de minério. Na época ficou comprovado que a mineradora estava expandindo a área sem a devida autorização dos órgãos ambientais e desmantando parte da área de Mata Atlântica que é preservada.

Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito em julho deste ano, a empresa foi indiciada pela lei de crimes ambientais. O jornal Minas entrou em contato com a Cedro Mineração, porém até o momento não obtivemos retorno.

Por Thiago Carvalho
Foto reprodução

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas