21/jul

Ecovila Coração da Mata cria projeto Adote uma Árvore

Nos dias 6 e 7 de agosto, a Ecovila Coração da Mata, localizada em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), promoverá o evento “Adote uma árvore”, que objetiva reflorestar, de forma coletiva, uma área de 800 metros quadrados de Mata Atlântica, a partir da utilização de quase 100 árvores nativas e frutíferas, que auxiliarão na proliferação de abelhas nativas para o local. Aos interessados em adotar ou doar, faça contato com a idealizadora Bárbara Pessali Marques, por meio do Whatsapp (31) 99931-1088 ou pelo instagram @ecoracaodamata.

Aberto ao público de todas as idades, o “Adote uma árvore” fará uso de técnicas de agrofloresta e terá um formato inovador. “Será um evento turístico pioneiro em Brumadinho, e um dos benefícios é justamente a possibilidade de ampliar o conhecimento dos participantes sobre o plantio e as técnicas de cultivo orgânicas e sustentáveis”, explicou a idealizadora Bárbara Pessali Marques. “Queremos contribuir com a geração de renda para a população local, engrandecer o turismo na região, valorizar a produção e a cultura local, preservar o meio ambiente e promover oficinas de capacitação e de educação”, destacou.

Ecovilas são pequenas comunidades autossuficientes que vivem por e para o meio natural. A Ecovila Coração da Mata funciona em um espaço com área de 50 mil metros quadrados de Mata Atlântica, o segundo maior bioma do Estado. O ambiente é construído coletivamente para que todos interajam com experiências e aprendizados. 

Agrofloresta é um sistema que reproduz a dinâmica de uma floresta natural, usando a diversidade de espécies para criar um ciclo sustentável: árvores, arbustos, microrganismos, animais e recursos hídricos, em conjunto, propiciam os materiais necessários para que os alimentos sejam produzidos proporcionando mais produtos orgânicos para a região.

Eternize seu nome na natureza

Tal qual uma agrofloresta, as árvores têm espaços e distâncias apropriadas, e as marcações no espaço serão feitas antes do plantio. As madrinhas e os padrinhos poderão deixar uma placa com seu nome, pintada na própria Ecovila Coração da Mata, a um valor simbólico, que será revertido para a compra das mudas e de outras ações ambientais.

Apoios sociais

O evento conta, atualmente, com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Brumadinho; Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Espaço Viverde Retiro de Yoga (@espacoviverdemg); Fazenda Aurora (@faz.aurora); Agrocaf – Empresa Júnior de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (@agrocafufv);Bastidores – Dança, Pesquisa e Treinamento (@bastidorestreinamento). Quer ser um apoiador? 

Por Redação
Foto: Ilustrativa

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas