23/jan

Alagamento assusta motoristas em Nova Lima – Vallourec solta nota

Na noite desta terça-feira (23), motoristas que transitavam pela BR-040, nas proximidades do Alphaville, na região Noroeste de Nova Lima, se depararam com um alagamento na rodovia. Vídeos enviados à redação do Jornal Minas mostram veículos parados em um congestionamento causado pelo grande volume de água

A concessionária responsável pela administração do trecho, Via-040, foi acionada e despachou equipes para a região. O congestionamento atingiu 5 km na BR-040, próximo ao Trevo de Ouro Preto. Como alternativa, os motoristas têm a opção de retornar ao bairro Jardim Canadá.

Importante ressaltar que este local foi o mesmo onde, em 2022, ocorreu o transbordamento do Dique Lisa, da Mina Pau Branco, pertencente à mineradora Vallourec. Na ocasião, a lama invadiu um trecho da BR-040, resultando em danos ambientais significativos. O governo de Minas Gerais impôs à empresa uma multa de R$ 73 milhões devido aos impactos do acidente.

A Vallourec, em nota à imprensa, esclarece que o alagamento na BR-040, datado de hoje, 23 de janeiro de 2024, não guarda relação com as operações da Mina Pau Branco. A empresa destaca que as estruturas da mina são monitoradas incessantemente, com radares capazes de detectar movimentações milimétricas, supervisionados continuamente por profissionais especializados. A empresa assegura que a estrutura do Dique Lisa permanece íntegra, sem anomalias, e não está classificada em nenhum nível de emergência.

Por Jorge Marques
Foto: Reprodução

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas