28/fev

Alça pode ser solução para o trânsito entre bairros de Nova Lima e BH

Prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima, junto ao Ministério Público de Minas Gerais, promovem encontro para debater melhorias no tráfego nos bairros Belvedere e Vila da Serra

Na última segunda-feira (26), representantes municipais de Belo Horizonte (PBH) e Nova Lima, em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizaram uma reunião para discutir soluções visando melhorias no trânsito nos bairros Belvedere, em Belo Horizonte, e Vila da Serra, em Nova Lima. Esse encontro surge como resultado de discussões que se estendem ao longo de meses, em resposta às demandas dos moradores locais por aprimoramentos no acesso e saída dessas regiões.

Em uma reunião anterior, realizada em janeiro deste ano, avanços foram alcançados no projeto das obras, apesar de ainda não haver um cronograma definido para o início das ações, e o projeto permanecer em fase de elaboração.

Durante a reunião, empreendedores locais apresentaram várias propostas de intervenção, incluindo a construção de uma alça na saída da MG-030 para a BR-356, entre o hotel Ceasar Business e a Leroy Merlin, visando mitigar o fluxo de veículos nas avenidas Luiz Paulo Franco e Raja Gabaglia, especialmente nos horários de pico.

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo, e representantes da PBH estiveram presentes no encontro. As discussões entre as prefeituras e o MP tiveram início em 2021, com a criação de um Grupo de Trabalho, que também aborda questões como preservação ambiental, não adensamento da região e a construção do Parque Linear do Belvedere.

Jarbas Soares, procurador-geral do MPMG, ressaltou a importância dessas obras para a melhoria da qualidade de vida dos residentes locais, salientando que o plano ainda está em fase de definição. O pedido por melhorias na mobilidade urbana na região do Belvedere é antigo e ganhou maior relevância com o aumento da especulação imobiliária, especialmente no Vila da Serra, resultando em congestionamentos frequentes ao longo do dia.

Em nota, a Prefeitura de Nova Lima afirmou que o Grupo de Trabalho está avaliando soluções para os problemas de tráfego na região, com medidas de engenharia e infraestrutura sendo estudadas conjuntamente pelos diversos órgãos envolvidos, considerando seu impacto metropolitano.

Por Jorge Marques
Foto: Reprodução

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas