19/mar

ALMG lança edição 2023 do programa Parlamento Jovem de Minas

ALMG lança edição 2023 do programa Parlamento Jovem de Minas voltado para estudantes do ensino médio debaterem “Juventude e Mercado de Trabalho”. Conselhos municipais em todo o estado já estão se preparando para a nova edição

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançará na segunda-feira (20) a edição 2023 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), um programa voltado para a educação política e cívica de jovens em todo o estado. Este ano, estudantes do ensino médio de 147 cidades de Minas Gerais debaterão o tema “Juventude e Mercado de Trabalho”.

A cerimônia será realizada às 14h no Auditório José Alencar, na sede da Assembleia Legislativa, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal do YouTube da ALMG, com chat aberto. O PJ Minas é realizado pela Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com conselhos municipais e com o apoio da PUC Minas.

O Presidente da ALMG, Deputado Tadeu Martins Leite (MDB), destaca que o PJ Minas desempenha um papel na defesa da cidadania e da democracia ao levar os jovens a conhecerem o legislativo “por dentro” e a participarem de decisões que têm impacto em nossa sociedade.

“Por isso, a Assembleia convida os adolescentes novamente para o centro do debate sobre questões sociais, abrindo espaço para a conscientização de suas necessidades e para a construção de instrumentos para melhorias na vida das pessoas”, diz o parlamentar.

A Gerente Geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz, também avalia que, ao mobilizar jovens para a discussão de questões relevantes e ao aproximar o Parlamento da sociedade, o PJ Minas fortalece o Legislativo em todo o estado.

“Esta edição também promete em termos de visibilidade do PJ Minas entre parlamentares estaduais e municipais que têm mostrado cada vez mais entusiasmo e apreciação pelo programa. É o reconhecimento de sua importância política”, define Ruth.

A PUC Minas, que tem o PJ Minas como projeto de extensão, vê o programa como uma oportunidade de construir pontes com parceiros e jovens em favor de uma sociedade mais justa, democrática e cidadã.

“Na perspectiva da extensão, o trabalho é dialógico. Também aprendemos com eles. A formação também é mais sólida, com autonomia e protagonismo dos jovens”, enfatiza o Professor Alexandre Eustáquio Teixeira, do Departamento de Ciências Sociais, que coordena o PJ Minas na universidade.

Em todo o estado, nos 20 centros regionais do Parlamento Jovem de Minas, conselhos municipais estão se preparando para a nova edição. Em Guarani (Polo Zona da Mata II), o programa foi lançado nesta semana e contará com 21 jovens, mais do que o dobro dos dez que concluíram a última edição, como destacou o Conselheiro Juninho Guelber.

Por Jorge Marques

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas