Com entrada gratuita, show de Lula Queiroga abre Festival Quatro Estações em Nova Lima
A edição Primavera 2024 do Festival Quatro Estações, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizo ...
A AngloGold Ashanti, em parceria com a Prefeitura de Nova Lima, entregou a obra de restauração do aqueduto Bicame, durante um evento na noite de sábado (29). A cerimônia, que integra as comemorações dos 190 anos da AngloGold Ashanti, contou com a presença de Othon Maia, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da empresa, e do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, além de outras autoridades locais
O Bicame, uma estrutura centenária de 200 metros de extensão construída em 1890 pela Saint John del Rey Mining Company, passou por intervenções estruturais e estéticas ao longo de nove meses. O projeto de restauração, desenvolvido pela APPA – Cultura & Patrimônio e executado em parceria com a Engecop e Construpower, recebeu um investimento de R$ 4 milhões da AngloGold Ashanti, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Durante o evento, João Marcelo acendeu as luzes do Bicame, acompanhado por outras autoridades, destacando a importância histórica e cultural do aqueduto para o município. “O Bicame é, sem dúvida, um dos pontos urbanos mais simbólicos da paisagem de Nova Lima. A restauração desse patrimônio histórico reforça a memória coletiva e a identidade cultural da nossa cidade, que é muito rica,” afirmou o prefeito.
Othon Maia ressaltou o compromisso da AngloGold Ashanti com a valorização da cultura e o legado sociocultural das localidades onde a empresa opera. “É uma honra comemorar 190 anos e entregar para a população este patrimônio histórico restaurado. Nosso compromisso com a valorização da cultura reflete nossa crença na importância de honrar o passado enquanto construímos um futuro mais promissor para as comunidades dos municípios onde operamos,” declarou.
A obra, a primeira grande revitalização do Bicame, incluiu substituição de peças de madeira, tratamento de elementos metálicos, remoção de tinta deteriorada, aplicação de nova pintura e limpeza do entorno, preservando todas as características originais do aqueduto. Xavier Vieira, presidente da APPA, destacou a relevância do projeto, afirmando que a instituição tem expertise na promoção cultural e restauração de patrimônios.
O Bicame, planejado por George Chalmers, superintendente da empresa à época, foi erguido com madeiras nobres para transportar água até a antiga mina de ouro Morro Velho. Atualmente, a estrutura é um importante ponto de referência na paisagem urbana de Nova Lima e foi eleita símbolo da cidade em 2002.
Além da restauração do Bicame, a AngloGold Ashanti promove outras ações de valorização do patrimônio histórico, como o Centro de Memória AngloGold Ashanti, que celebra 30 anos este ano, e o projeto Nova Vila, que visa transformar a antiga área industrial das minas Velha e Grande em um bairro voltado à valorização da cultura local. Em Caeté, a empresa apoia a revitalização da Estação Ferroviária e da Igreja das Romarias.
Por Redação
Foto: Divulgação PMNL
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário