14/abr

Ao lado de Mael, João Marcelo anuncia construção da nova Estação Honório Bicalho

Ao lado de Mael Soares, o Prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, realizou nesta quinta-feira (11) uma cerimônia para marcar o início da construção da nova Estação Honório Bicalho, uma obra que busca resgatar a essência e a originalidade da antiga estação ferroviária, datada de 1890

Com uma área total de 2.539,53m² e um investimento que ultrapassa os R$ 5 milhões, o projeto não se limita apenas à cobertura do prédio da estação, mas incorpora uma visão abrangente para revitalizar a área e contribuir para o desenvolvimento regional.

O prédio principal da nova Estação abrigará a Regional Nordeste, oferecendo espaço para recepção, administração e um auditório com capacidade para até 24 pessoas. Além disso, um anexo será dedicado à criação do Centro de Referência e Atendimento ao Turista (CRAT), destinado a fornecer informações e assistência aos visitantes e turistas. O local também contará com uma praça, estacionamento, conjunto paisagístico e playground.

“Em todo evento na Regional Nordeste, João Marcelo dedica um grande espaço para enaltecer Mael e as conquistas para Honório Bicalho e região sob sua gestão na subsecretaria. Ele é o pré-candidato a vereador de Dieguez e e terá o grande apoio do prefeito, sem dúvidas”, diz o colunista político Thiago Carvalho.

“Honório Bicalho tem suas peculiaridades eleitorais, com mais de 4700 votos na região, e mesmo assim, há décadas não tem um representante na Câmara de Nova Lima. Nas eleições de 2024, pela primeira vez, existem chances reais de conquistar até duas cadeiras, seja com Mael ou com Faustão, este que é pré-candidato a vereador junto com o grupo do Presidente da Câmara, Thiago Almeida. Acredito que, dessa vez, a população de Bicalho e região deve optar pelo voto caseiro, conquistando sua tão sonhada representatividade.” Conclui Carvalho.

Conheça a história da Estação Honório Bicalho 

No século passado, todo o ouro extraído em Nova Lima foi embarcado na antiga Estação Honório Bicalho. Ainda durante o império, em 1881, começou a ser implantado o “Plano Bicalho” que, por meio de ferrovias e trechos navegáveis ​​dos rios, criava uma rede de transporte integrando todas as regiões do país. Começou então a ser construída a estrada de ferro Dom Pedro II. Em 1890, já na república e com a ferrovia rebatizada de “Estrada de Ferro Central do Brasil”, foi inaugurada a “Estação do Trem em Barra do Ribeirão dos Macacos”. Para homenagear o engenheiro civil que planejou e construiu a ferrovia, a estação passou a se chamar, Honório Bicalho. A partir daí e por cerca de 90 anos a estação foi o centro da vida do lugar. Tudo girava em torno dela e o seu funcionamento determinava o ritmo das coisas.

Por Gisele Maia
Foto: Redes Sociais

 

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas