06/nov

Após politização da organização, Conselheiras Tutelares eleitas são impugnadas em Nova Lima

As eleições do Conselho Tutelar de Nova Lima 2023 resultaram na impugnação de três candidatas eleitas, incluindo as duas mais votadas, Priscila Nayara, com 643 votos na Sede, e Fernanda Tuna com 212 votos na região Noroeste. Além delas, Reisela Pessoas, que iria para seu terceiro mandato, teve seus 324 votos anulados. A decisão foi tomada pela equipe jurídica da Secretaria de Desenvolvimento Social, comandada pelo vereador licenciado Álvaro Azevedo, com base na violação das regras do edital, devido à publicação de anúncios em um jornal local por parte das candidatas

Informações obtidas pela equipe de reportagem do Jornal Minas, mostram que os envolvidos no processo alegam possível perseguição política, uma vez que as candidatas impugnadas eram potenciais concorrentes a vereadoras nas eleições de 2024, ganhando assim destaque na secretaria, comandada por Álvaro Azevedo, vereador licenciado e também candidato. Apesar das tentativas de contato com Álvaro Azevedo e Daniel Vieira, responsável pela organização das eleições, até o momento não houve retorno.

A decisão suscitou questionamentos não somente por parte das candidatas impugnadas, mas também de outros conselheiros que participaram do processo. Durante uma reunião da Comissão, uma declaração assinada por candidatos eleitos e não eleitos revelou que o coordenador Daniel Vieira autorizou a publicação em jornal, alegando que essa prática não estava expressamente proibida no edital, similarmente ao ocorrido na eleição de 2019.

Uma das candidatas eliminadas argumentou que houve uma aplicação seletiva das penalidades relacionadas à publicação no jornal, evidenciando assim a ilegalidade e a motivação política por trás da decisão.

Nos próximos cinco dias, o plenário do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente irá revisar a decisão em sede de recurso, promovendo assim uma análise mais detalhada dos eventos que levaram à impugnação das candidatas eleitas.

Por Thiago Carvalho
Foto: Redes Sociais

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas