Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...

A Câmara Municipal de Nova Lima realiza, no dia 19 de maio, às 18h, uma audiência pública para debater as consequências do empreendimento minerário da Taquaril Mineração S.A., a Tamisa, na Serra do Curral. O pedido foi feito pela vereadora Juliana Sales (Cidadania) e aprovado, por unanimidade, pela Câmara nessa terça-feira.
A audiência pública será uma oportunidade para ampliar a discussão sobre os possíveis impactos da exploração da Serra do Curral. Segundo a vereadora, esse tema tem sido motivo intenso de debate em Belo Horizonte e o município de Nova Lima foi distanciado da discussão. “Chegou a vez da população de Nova Lima ser ouvida e entender as consequências desse projeto de mineração na Serra do Curral, aprovado no dia 30 de abril, pelo Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais, o COPAM”, afirmou a vereadora.
Na justificativa para a convocação da audiência pública, a vereadora ressaltou que o projeto de mineração afetará irreversivelmente o meio ambiente, a água e a biodiversidade da Serra do Curral. “Minerar na Serra do Curral é gerar mais insegurança hídrica na Grande BH. As cidades mais afetadas serão Nova Lima, Belo Horizonte e Sabará. Dessa forma, Nova Lima não pode ficar de fora dessa discussão.”, ressalta a parlamentar.
Para compor o debate da audiência pública, foram convidados representantes do Legislativo Municipal e Estadual, Executivo municipal, membros da sociedade civil, entidades e ambientalistas, além de representantes da mineradora Tamisa e do Ministério Público.
Juliana Sales também é autora de uma Ação Popular e Representação ao Ministério Público Federal que visam anular e investigar a votação do Copam que aprovou o megaprojeto minerário da Taquaril Mineração na Serra do Curral.
Por Redação
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário