17/jun

Aulas presenciais são retomadas em Nova Lima, saiba como foi a preparação das escolas

Anúncio

Nesta segunda-feira (14) aas unidades escolares da rede municipal de ensino retomaram o atendimento presencial dos estudantes com idade entre 3 e 7 anos. Segundo o cronograma estabelecido pela prefeitura de Nova Lima, o atendimento a crianças a partir de 8 anos de idade está previsto para ocorrer após o recesso escolar, no início de agosto.

No mês passado, a rede privada já havia sido autorizada a iniciar a retomada do ensino presencial.

Preparação das Escolas

Os espaços internos das unidades de ensino foram sinalizados com adesivos e cartazes lúdicos, para garantir o distanciamento necessário entre as pessoas. Para garantir a devida proteção dos estudantes e dos profissionais da educação, a Administração Municipal providenciou a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para as atividades dentro desses espaços. O conjunto de itens é formado por máscaras triplas e toucas descartáveis, álcool 70%, dispersores, luvas, aventais, termômetro infravermelho digital e protetores faciais. Além disso, serão instalados acrílicos divisórios para uso nos refeitórios.

Parecer dos vereadores

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Nova Lima visitou as unidades de ensino fundamental para acompanhamento e verificação das condições sanitárias para o retorno às atividades presenciais nas escolas. Os relatórios apresentados possuem fotos, e demonstram uma situação sensível, inclusive na diferença entre as ações implementadas até o presente momento pelas escolas. Em algumas unidades o protocolo está em perfeito andamento, em outras o processo está bem mais moroso.

Orientações e capacitações

Os profissionais e professoras foram orientados e capacitados para o uso correto desses equipamentos. Em 8 de junho, no Teatro Municipal, mais de 40 servidores da rede municipal participaram do treinamento.

Os colaboradores do transporte escolar também passaram por treinamento no último dia 10, para se adequarem à nova realidade em função da prestação do serviço, de modo que garantam o cumprimento das normas de distanciamento e higiene durante todo o trajeto dos estudantes.

Pais, mães e responsáveis ainda tiveram acesso à cartilha da família, material impresso, distribuído nas escolas de referência, que reúne as principais instruções necessárias. O documento também está disponível aqui.

Retorno opcional

A volta às aulas presenciais é uma decisão dos responsáveis pelos estudantes, que pode ser revista a qualquer momento. As turmas são reduzidas e, se necessário, é adotado o sistema de rodízio. Além disso os alunos recebem as atividades do Estudando em Família para quem tem comorbidade ou não se sente confortável para retornar às atividades presenciais.

Protocolo

Nos espaços físicos das escolas, são disponibilizados álcool 70% em locais de fácil acesso. Seu uso frequente é estimulado entre todos os frequentadores, em especial por parte das crianças. Pessoas com sintomas gripais serão imediatamente afastadas e, a depender do número de casos, as aulas presenciais podem, inclusive, ser suspensas.

Servidores vacinados

A vacinação dos profissionais da educação, que contemplou todos aqueles que atuam em creche, pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foram imunizados trabalhadores do ensino médio, superior e profissionalizante. Até o momento, mais de 1.100 profissionais da educação já receberam, ao menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Nova Lima.

Contratação de professores

O Governo Municipal realizou, no início do mês, o processo seletivo temporário para contratação de professores da Educação Básica. Por meio dessa seleção, 40 novos educadores passaram a reforçar o trabalho nos ensinos infantil e fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos.

Por Gisele Maia
Foto/Divulgação PMNL

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas