23/nov

Conheça a Terapia Bowen

A saúde ganha reforço por meio do fortalecimento de uma técnica revolucionária, comprovadamente capaz de aliviar dores a partir da reorganização do corpo. Ligada ao campo das terapias manuais, a terapia Bowen auxilia no tratamento de doenças crônicas como fibromialgia, artrite reumatoide, artrose, enxaquecas, Parkinson, entre outras. O profundo relaxamento alcançado resulta no bem-estar integral do paciente, podendo ser aplicado, inclusive, em recém-nascidos, com efeitos positivos, por exemplo, para pessoas acamadas e ou hospitalizadas.

Quem explica os detalhes da técnica é a PhD em fisioterapia e coordenadora da Escola Internacional de Terapia Bowen (ISBT-Brasil), a Dra. Maria Luiza Vieira Carvalho. Uma série determinada de manipulações muito simples, precisas e suaves é aplicada sobre locais específicos – músculos, tendões, fascia ou ligamentos – o que leva ao reequilíbrio do organismo e, consequentemente, ao processo de autocura. “Em decorrência dos movimentos e toques, o corpo é informado sobre qual é o tônus real de repouso dele, isso por meio do estímulo do sistema nervoso somático, autonômico e consequente regularização do tônus muscular”, conta Dra. Maria Luiza.

A terapia Bowen trata o corpo de forma holística, sendo as mãos a principal ferramenta de trabalho, sem o detrimento da dor. Além disso, de acordo com a fisioterapeuta, a técnica pode ser aprendida de maneira acessível, com ótimos retornos para o profissional. “A Terapia Bowen ISBT é baseada no trabalho inovador do terapeuta manual Australiano, Thomas (Tom) Ambrose Bowen (1916-82), sendo aplicável tanto a terapeutas experientes, quanto àqueles que pretendem apenas trabalhar com família e amigos. Mas, recomenda-se obter alguma aprendizagem em anatomia e fisiologia antes de fazer o curso”, finaliza.

Por Letícia Barros
Foto: Divulgação Redes sociais

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas