02/ago

De Nova Lima para o mundo, João Rosa representa o país em Liga Internacional dos Fotógrafos

É difícil mensurar qual é o grande sonho de um fotógrafo profissional, mas sem dúvida se tornar membro de uma organização mundial em prol de um bem maior para o planeta está entre os grandes desejos de quem documenta a vida selvagem. E é esse sonho que João Marcos Rosa, jornalista e fotógrafo de Nova Lima (MG), está vivendo agora.

A agregação à instituição é carregada de uma grande responsabilidade que se soma à carreira do profissional: ele passa a representar o Brasil em escala global. Ao lado do fotógrafo Luciano Candisani, João Marcos é o segundo fotógrafo brasileiro a compor o time. Uma tarefa desafiadora, mas que vem com gosto de realização.

Ele foi selecionado para compor o time da Liga Internacional dos Fotógrafos pela Conservação (ILCP), uma instituição criada em 2005 em Washington (EUA), que tem como objetivo ampliar a voz dos profissionais que atuam no meio, reunir os projetos de cada um para fortalecer a organização e reverberar iniciativas locais gerando impacto em ações relacionadas à fauna, flora e também ao aquecimento global.

João Marcos Rosa

Iniciou a carreira profissional em 1998, com olhar voltado para a cultura e a vida selvagem brasileiras. É graduado em jornalismo e se especializou em documentar histórias ligadas à biodiversidade e à conservação. Contribuiu com trabalhos em revistas da National Geographic Brasil, BBC Wildlife, GEO e Terra Mater.

É premiado pela World Bird Photo Contest, Itaú/BBA, New Holland Fotojornalismo e Avistar. Tem fotografias que ilustram campanhas de conservação para Greenpeace, WWF, UNESCO e ICMBio.

É autor dos livros Harpia (2010), Jardins da Arara de Lear (2017) e Diário de um Outono Particular (2020). É um dos sócios da Nitro Histórias Visuais, sediada em Belo Horizonte (MG).

Por Redação
Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas