06/abr

Escola Estadual Augusto de Lima, referência na educação em Nova Lima

Fundada em 1963, A Escola Estadual Augusto de Lima, localizada em Nova Lima, é reconhecida pela qualidade do ensino e pelo processo seletivo mais disputado na cidade. Principalmente durante as décadas de 1980 e 1990, estudar no colégio “Estadual”, como é popularmente conhecido, era o sonho da maioria dos pré-adolescentes nova-limenses. A competição acirrada foi resultado dos excelentes índices de aprovação em universidades, além da oferta de cursos técnicos que proporcionaram aos estudantes boas oportunidades de inserção no mercado de trabalho

Cecília Fogli, ex-aluna e hoje professora de História na instituição, relembra como era o processo: “Todo mundo sonhava em passar na seleção. Entrei na 5ª série com 11 anos e tenho lembranças muito carinhosas do acolhimento dos professores e funcionários”, diz. Ela também considera que a época foi uma das melhores fases de sua vida, com a conexão que criou com outros alunos e as boas lembranças das atividades extracurriculares. “Era maravilhoso participar das olimpíadas ou do festival de dança no Teatro. Tenho muitas histórias com amigos queridos que carrego até hoje no coração e na vida”, conta.

Cecília Fogli

Para Cecília, o sucesso do “Estadual”, era um conjunto de situações que o colocava em destaque. “Acredito que o diferencial era a equipe maravilhosa com professores brilhantes e alunos que se empenhavam em entregar resultados condizentes com os que a escola obtinha todos os anos”, completa. 

Flávia Biaggi, também ex-aluna na década de 1990, partilha da mesma lembrança e de como era especial fazer parte de uma instituição tão concorrida. “Minha experiência com o Estadual foi incrível, com momentos inesquecíveis”, lembra.

Além das memórias afetivas, Flávia e Cecília possuem uma ligação ainda mais especial com a escola, pois ambas são filhas de ex-funcionários. Elas presenciaram a dedicação dos pais, conjuntamente com professores e demais colaboradores, incluindo as lendárias diretoras Valdete Lima e Enilde Biaggi, a transformarem o colégio em referência na educação do município.

Flávia e Edmar Biaggi

Flávia é filha de Edmar Biaggi, professor que lecionou no curso técnico de Contabilidade e que nos deixou no início de 2023. Ela fala com carinho sobre a relação que o pai possuía com os alunos, mesmo décadas depois. “Meu pai sempre foi um ser extraordinário. Ele possuía amor pelos alunos, pela profissão e dava aula com alegria. Até pouco antes de ele falecer, ele se lembrava dos nomes de todos os ex-alunos”, conta.

Cecília, no entanto, é filha do ex-diretor Getúlio e Mabel Braga, ambos ex-funcionários. Com uma longa história de dedicação, Getúlio Braga é uma das pessoas que tem muito a comemorar pelo aniversário de 60 anos da instituição. Foram 45 anos de carreira dedicados ao colégio, no qual começou como professor assistente e encerrou como vice-diretor.

Getúlio e Mabel Braga

Com entusiasmo, ele relata o papel fundamental do “Estadual”, na formação de muitos jovens da cidade. “Teve um momento maravilhoso em sua história. Cada turno contava com 19 turmas que sempre ultrapassava 45 alunos em cada uma”, diz. 

A atual diretora, Vânia Vito é outra nova-limense que tem a sua vida interligada à instituição. Com emoção, ela também recorda a felicidade da sua admissão como aluna na década de 1980.  “Estudei aqui, da 5ª à 8ª série, concretizando o sonho  de estudar em uma escola muito concorrida. Voltei como professora em 2022 e, em 2023 assumi a direção.  Tenho muito orgulho em fazer parte dessa história”, diz. 

Vânia Vito

Atualmente, a unidade continua a oferecer educação de qualidade, agora com o Ensino Médio em Tempo Integral, que foi implementado em 2021. De acordo com Vânia, essa nova modalidade de ensino, ao mesmo tempo que é desafiadora, se torna promissora aos educandos. Segundo ela, o novo projeto “possibilita maior tempo em sala de aula e de aprendizagem, além de promover a socialização, a segurança alimentar e a orientação dos jovens na construção do seu projeto de vida”, finaliza. 

Com um compromisso firme com a excelência, o “Estadual”, é um dos pilares da educação em Nova Lima e motivo de orgulho para a comunidade.

Por Ana Carina
Fotos: Arquivos pessoais

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas